Peter singer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Peter Albert David Singer é um filósofo moral australiano e atual professor de bioética da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. É um dos mais polêmicos e influentes pensadores contemporâneo, ainda vivo. Entretanto diz que sua filosofia é muito simples: acredita que devemos evitar o sofrimento ao máximo, tanto para os seres humanos quanto aos animais.
Tornou-semundialmente conhecido com a obra Libertação Animal, de 1975, no qual defendia que nada justifica os maus-tratos impostos aos animais pelos produtores de alimentos. Com mais de trinta outras obras publicadas desde então, Singer trata de temas intrigantes e que geram muita discussão em todo o mundo.
Sua visão moral vem da filosofia utilitária desenvolvida por filósofos ingleses como Jeremy Bentham e JohnStuart Mill do século XIX. A ética aplicada é uma das áreas onde a filosofia que aborda alguns dos grandes problemas da humanidade. Estuda minuciosamente os problemas e tenta produzir respostas convincentes com argumentos sólidos. Um dos pilares dessa corrente é que o ato moralmente justo é sempre aquele que resulta num acréscimo da felicidade geral, em detrimento da dor. Peter Singer nos mostrasua filosofia no seu melhor, tratando de temas como eutanásia, aborto, pena de morte, uso de embriões em pesquisas cientificas, a fome no mundo, direito dos animais, problemas dos refugiados, ética do meio ambiente, parâmetros de igualdade.
O filósofo acredita que a ética é um exercício diário, precisa ser praticada no cotidiano e que apenas assim ela pode se afirmar em sua plenitude numasociedade. Se uma pessoa não respeita o próximo, não cumpre as leis da convivência, não paga seus impostos ou não obedece às leis de trânsito, ela não é ética. Num primeiro momento, pequenas infrações isoladas parecem não ter importância. Mas, ao longo do tempo, a moral da comunidade é afetada em todas as suas esferas (círculo ético).
Certos aspectos morais são inatos, como o respeito e o compromissocom a família, com os filhos e com os pais, assim como o senso de justiça e a reciprocidade. São valores universais, presentes em todas as sociedades. Já foi provado que eles existem também entre macacos, gorilas e chimpanzés. Mas alguns valores morais podem sofrer transformações de acordo com os traços culturais e com a realidade de cada sociedade. Essa influência da cultura e da realidade nosvalores morais pode ser bem percebida quando tratamos de assuntos como aborto, eutanásia e comportamento sexual. Cada país tem uma visão diferente dessas questões.
Muitas vezes, Singer é chocante e muito polêmico com suas palavras. Isso acontece, pois abandona noções éticas enraizadas na sociedade e por tratar de questões realmente práticas que enfrentamos no cotidiano, sem utilizar de jargõesfilosóficos. Assim, sua leitura é acessível e as pessoas compreendam seu pensamento e se sentam desafiadas por ele. Por isso, causa arrepios em muitas pessoas e lhe rende alguns apelidos, como "Dr. Morte", de “arquiteto da cultura da morte”, de "pessoa mais perigosa da face da Terra" e até tacharam-no de nazista. São palavras duras, que fariam supor que se trata de alguma espécie de psicopata. Mas,levando em conta seus diferentes pontos de vista, vimos que sua linha de pensamento não segue muito por aí, mesmo que não concordemos com o que ele fala.

DESENVOLVIMENTO

Direito dos Animais e a Tese do Vegetarianismo
Quem conhece os textos escritos por Peter Singer até 1975 seria incapaz de imaginá-lo causando ultraje algum dia. Polêmica, talvez, mas ultraje não. Neste mesmo ano, publicouseu livro Liberação dos Animais que denuncia o sofrimento de porcos, frangos, bois e ratos em fazendas de criação e laboratórios médicos. Tal livro é a bíblia do movimento de proteção dos animais, ao qual deu base filosófica e contornos políticos. Segundo Singer, os humanos exercem uma espécie de tirania sobre os bichos, como se a vida do Homo sapiens fosse mais valiosa que a das outras...
tracking img