Peter drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PETER DRUCKER

1-INTRODUÇÃO
Peter Ferdinand Drucker, falecido aos 95 anos, em Novembro de 2005, foi um homem de sete ofícios: economista, analista financeiro, jornalista, conferencista, consultor, autor e professor. Em todas estas profissões, viveu sempre em modo simples, sem secretaria, batendo as próprias cartas numa maquina de escrever.
Foi igualmente um homem marcado pela influencia devarias culturas. Nasceu na Austria, fez os estudos na Alemanha e trabalhou na City londrina até se casar. O casal emigrou para os Estados Unidos. Neste país sempre foi considerado o grande embaixador da tradição intelectual européia. Enquanto a saúde permitiu, tentava viajar todos os anos para a Ásia, em particular para o Japão, país cuja a cultura sempre o fascinou.
Apesar de sempre ter odiado orótulo de “guru”, existe uma grande unanimidade entre o meio acadêmico e empresarial sobre o facto de não existir outra pessoa no mundo que mereça ostentar tal titulo. Afinal foi quem inventou a Gestão como disciplina e definiu as funções do gestor moderno. Foi um dos raros pensadores que mudou o mundo com suas idéias ao inventar conceitos como as privatizações, a gestão por objetivos ou adescentralização nas empresas.
O maior legado de Drucker está, porem, na sua capacidade de interpretar o presente e de perceber as suas implicações para o futuro. Drucker tinha a capacidade de vislumbrar as tendências que irão produzir mudanças na sociedade, na economia e nas empresas. A ele se deve o diagnostico de “descontinuidades” como a ascensão dos fundos pensões no capital das empresas cotadasou a emergência dos trabalhadores do conhecimento.Foi o primeiro a alertar que os trabalhadores são os donos do conhecimento mais precioso da sociedade atual que ele apelidou de “pós-capitalista”. Acima de tudo, tornou a Gestão uma disciplina séria e respeitada, e acessível a milhôes de pessoas.

Na sua visão, a Gestão é uma disciplina pratica e humanista. É uma “arte” que se alimenta deciências como a Economia, Psicologia, História, Matemática, Teoria Política e Filosofia. E é também uma prática como medicina, no sentido em que não interessa se o tratamento é, ou não, científico, mas sim se cura o doente. No seu entender, a gestão lida com pessoas e não se confina ao mundo empresarial. Apesar de todas estas contribuições Peter Drucker, com a sua proverbial modéstia, recusava o titulode”pai” do Management.

2-A VIDA DE PETER FERDINAND DRUCKER
Peter Ferdinand Drucker nasceu em Viena no dia 19 de novembro de 1909. Proveniente de uma família intelectual, conviveu em sua casa com figuras marcantes do século XX. O seu pai, Adalph, era chefe da Casa Civil do Ministério da Economia do Império Austro-Hungaro. A sua mãe, Caroline, tinha sido estudante de medicina, algo raro na épocapara uma mulher.
Drucker tinha 5 anos quando começou a 1° Guerra Mundial, tal fato foi um pesadelo que o acompanhou durante toda a infância. A família de Drucker podia considerar-se priveligiada. As segundas-feiras recebia em sua casa a elite aristocrata de Viena. Nesses jantares com a nata intelectual discutia-se de tudo. Desde a Economia à Filosofia, da Medicina à Advocacia, da História àPolítica, da Literatura à Arte. Essa será certamente uma das razões porque Drucker sempre gostou de relacionar a Gestão com outras áreas do conhecimento.
Após acabar o segundo grau em Viena, e ainda sem ter completado 18 anos, decidiu partir para Alemanha. O seu primeiro emprego foi o de estagiário em contabilidade de uma empresa de exportação. Para não desagradar seus pais, inscreveu-se também naFaculdade de Direito da Universidade de Hamburgo. Era, no entanto, um estudante em part-time. “Durante o ano e meio que estive em Hamburgo, nunca fui a uma aula,. Escrevia-me diretamente nos exames para os quais me preparava afincadamente na biblioteca durante a noite”.

Foi nesse período que Drucker iniciou a sua carreira como escritor, redigindo dois ensaios acadêmicos sobre Economia. Um deles...
tracking img