Peteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Brasileira
Peteca

HISTÓRIA DA PETECA
Peteca é o nome dado a um artefato de origem indígena-brasileiro. A palavra Peteca vem do Tupi Pe’teka, e significa “bater”

HISTÓRIA DA PETECASegundo estudos, os índios jogavam com as mãos e cabeça, e a produziam com um material feito de pedra envolvido em folhas de árvores, amarrados numa espiga de milho. Há indícios de que nossosantepassados foram nos passando essa prática por várias gerações.

HISTÓRIA DA PETECA
Em 1920, na V Olimpíada realizada na Antuérpia, capital da Bélgica, a delegação brasileira levou petecas e encantoudiversos países competidores, tornando-a conhecida mundialmente.

HISTÓRIA DA PETECA
Em 1973 começaram a surgir as primeiras regras do jogo da peteca, iniciando a fundação da Federação Mineira dePeteca – FEMPE. Teve uma aceitação por parte da população, jornais, revistas e panfletos publicaram e enfatizaram esse esporte, tornando-o ainda mais conhecido.

HISTÓRIA DA PETECA
Mas foi em 1985,em Brasília, que a simples brincadeira, tornou-se um esporte regulamentado e teve suas regras oficiais, entrando para o Conselho Nacional de Desporto (CDN), por solicitação da FEMPE Federação Mineirade Peteca.

Os tipos de rebatidas são: Batida básica; Batida por baixo; Batida saltando.

- Não errar; - Preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada; - Antecipar a jogada;- Explorar o lado fraco do adversário;

- Usar seus pontos fortes (aquelas jogadas que executa bem); - Dosar o esforço físico; - Não jogar a peteca na mão dos adversários (peteca a meia altura). A“

” DA PETECA

PETECA INDÍGENA

A“

” DA PETECA

PETECA TRADICIONAL

A“

” DA PETECA

PETECA DE JORNAL

A“

” DA PETECA

PETECA PROFISSIONAL COM AMORTECEDOR

A“PETECA PROFISSIONAL (BADMINTON)

” DA PETECA

O jogo da peteca, por ter sido iniciado pelos nativos, é uma forte herança e contribuição indígena para a nossa educação física e nossa cultura. Para...
tracking img