Pestalozzi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia e Contribuições de Pestalozzi na Educação Infantil


Franciele Pereira, Josenei, Rosalina Dutra, Simone Stelle, Solange Ap. Oliveira
1. Introdução
No trabalho a seguir apresentar-se a Biografia e as Contribuições de Pestalozzi para a Educação Infantil, pode-se ressaltar que Pestallozi influenciou o movimento escolanovista, que surgiu no final do séc. XIX, incentivava à criança adesenvolver suas habilidades naturais e inatas, de forma que a criança se desenvolve de dentro para fora.
Também tinha uma idéia contrária ao ensino tradicional, destacando que apenas a quantidade de conteúdos para as crianças não se obtinha resultados satisfatórios, e defendia sim que o professor , deveria respeitar os estágios de desenvolvimento da criança, dando atenção às suas aptidões enecessidades, respeitando a sua evolução.
Além disso, destaca-se que Pestalozzi trouxe grandes contribuições para a Educação Infantil, a aprendizagem da criança ficou mais produtiva, pois este acreditava que o amor era imprescindível na educação, dessa maneira, a relação professor x aluno, se tornou uma troca de conhecimentos.

2. Biografia e Contribuições de Pestalozzi na Educação Infantil
2.1BiografiaJoão Henrique Pestalozzi, nascido em Zurique-Suiça no séc. XVIII (1746). Considerado um grande humanista e pedagogo, cuja Filosofia contribuiu para a educação moderna, que se prolongou até aos nossos dias. A sua ideologia acentuava na educação escolar, como complemento da família e como meio de preparação da educação para a vida.
Podemos dizer que ele psicologizou a educação, pois um séculoantes do surgimento da psicologia infantil, Pestalozzi descobriu intuitivamente os princípios caracterizadores da educação nova. Posteriormente, a Psicologia confirmou experimentalmente a afirmação do autor, na medida em que diz que o papel parental é fundamental no desenvolvimento da criança.
Ainda hoje o destino afetivo e social do indivíduo resulta da interação física e psíquica entre osujeito e a família. Pestalozzi, foi assim, considerado mentor e reformador da escola popular.
Os acontecimentos sociais, culturais e políticos que comoveram a velha Europa durante a segunda metade do Século XVIII e as primeiras décadas do XIX, configuram o âmbito histórico dentro do qual surgiu a inteligência e a criatividade pedagógica de João Henrique Pestalozzi, influenciado nas suas leituras sobreRousseau “Contrato Social e Emílio”.
A subida do capitalismo industrial como forma predominante da produção social, a exaltação dos nacionalismos étnicos, históricos e religiosos e a aspiração de liberdade do romantismo nos campos da vida política e cultural dos povos, a vertente revolucionária capitalizada pela burguesia que desprezava o absolutismo feudal, entre outros fenômenos, forjaram eorientaram a aventura educativa do humanista suíço/alemão.
O pensamento e entrega de Pestalozzi ainda ocupa, nos nossos dias, a atenção de filósofos, psicólogos e pedagogos, devido ao interesse que desperta uma das suas obras educativas mais transcendentes, isto se o julgarmos a partir da profunda influência que alcançou, indo, inclusive, mais além das fronteiras do século XIX europeu, até chegaraos educadores de hoje.
Biógrafos, historiadores e críticos, reconheceram a generosidade e autenticidade dos sentimentos que guiaram as experiências pedagógicas do discípulo de Rousseau, inseridas numa época de profundas mudanças na sociedade e na cultura.

2.2 ContribuiçõesPestalozzi idealizou a possibilidade de libertar o povo e notabilizá-lo pela educação. A sua intenção de auxiliar osoprimidos, foi a razão porque passou a viver entre os camponeses dedicando-se à agricultura na tentativa do seu aperfeiçoamento para empregar como exemplo aos demais, com vista à independência econômica.
Foi na sua propriedade denominada Nuehof, que Pestalozzi recriou um asilo para as crianças pobres (albergando inicialmente cerca de 50), iniciando a sua carreira pedagógica.
As crianças eram...
tracking img