Pestalozzi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
João Pestalozzi, nasceu em Zurique, Suíça, em 1746. Faleceu em 1827. Influenciou profundamente a educação; ele fez uma grande adaptação na educação pública.
Seu pai morreu quando ainda eracriança, foi criado pela mãe, sua família empobreceu. As dificuldades para sobreviver fortaleceram sua alma ainda na infância. Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para setornar conhecido numa sociedade dividida entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres. Durante esse período recebeu orientação religiosa protestante, mas considerava-se sempre um cristão, sem defenderqualquer religião.
Pestalozzi viveu em uma época bastante conturbada marcada por grandes guerras, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Conhecido como o período da “Era dasRevoluções” de acordo com Arce, que afirma ser:
“Este período foi marcado por muitas transformações da humanidade, muitas revoluções, e foi nele que (...) Pestalozzi” (ARCE, 2002, p.22). cresceu eproduziu.
Considerado o pai da pedagogia moderna, Pestalozzi inspirou Froebel e Herbart, e seu nome vincula-se a todos os movimentos de reforma da educação no século XIX. Precursor do métodointuitivo de ensino, que assume uma perspectiva indutiva, partindo do particular para o geral, do concreto para o abstrato.
“As faculdades do homem têm de ser desenvolvidas de tal forma que nenhuma delaspredomine sobre as outras”;
“A natureza melhor da criança deve ser encorajada o mais cedo possível a combater a força prepotente do instinto animal”
A escola idealizada por Pestalozzi deveriaser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordavatotalmente com o elogio da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral - isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência...
tracking img