Pestalozzi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Educação Infantil
Grupo: Gabrielle, Mariana, Danusa e Heloysa.
Pestalozzi
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça.
Na juventude, ele abandonouos estudos religiosos para se dedicar à agricultura.
Quando a empreitada se tornou o primeiro de muitos fracassos materiais de sua vida, Pestalozzi levou algumas crianças pobres paracasa, onde encontraram escola e trabalho como tecelãs, aprendendo a se sustentar.
Alguns anos depois, a escola se inviabilizou e Pestalozzi passou a explorar suas ideias em livros.
Umanova chance de exercitar seu método só surgiu quando ele já tinha mais de 50 anos, ao ser chamado para dar aulas aos órfãos. Mais duas experiências se seguiram, em escolas de Burgdorf eYverdon. Nesta última, que existiu de 1805 a 1825, Pestalozzi desenvolveu seu projeto mais abrangente, dando aulas para estudantes de várias origens e comandando uma equipe de professores.Divergências entre eles levaram a escola a fechar.
Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método outeoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, doPestalozzi.
Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas.
Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz delevar o homem à plena realização moral - isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade.
Inspiração na Natureza
Para ele um dos cuidadosprincipais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa. Dar atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as
tracking img