Pessoas motivadoras para a ação

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
FAVIP– CAMPUS I - CARUARU 26 DE SETEMBRO DE 2011
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO –N1
PROFESSORA: APARECIDA BARRA NOVA
ALUNA: ADEMILDA MEDEIROS COSTA SOUZA
TURMA: TGA- I 01102
TRABALHO: INDIVIDUAL

Filme “Tempos Modernos”
Com base nos conceitos discutidos em sala sobre a Teoria da Administração Cientifica (Taylor) e a Teoria Clássicada Administração (Fayol), somados a sátira do filme Tempos Modernos (Charles Chaplin). Responda as questões a seguir:
1º - Qual a relação entre a Teoria da Administração Cientifica (Taylor) e o filme Tempos Modernos?
A teoria administrativa de Taylor, o individuo não era o foco a ênfase era a tarefa, o colaborador seria orientado a fazer as tarefas com tempo cronometrado.
A sátira dofilme é baseada na grande crise de 1929 nos Estados Unidos, em apenas três anos, após a guerra, a produção industrial reduziu-se pela metade, a falência de bancos e indústrias foi de grande repercussão, a fome e a miséria e desemprego se estendiam em toda a parte do país. O filme retrata como o capitalismo selvagem tratava o operário. O sistema capitalista visava recuperar a economia abalada pelacrise, e o operário ficava em segundo plano daí surgiram greves dos operários, com a mobilização, surgiu intervenção do estado constituíram uma lei a beneficiar os operários, ao empresariado não ter aceitado, porém, visava salvar o próprio sistema capitalista.
A relação entre a Teoria Cientifica (Taylor) e Teoria Clássica (Fayol) ao filme (Tempos Modernos)
A Teoria de Taylor, em seu estudo,defendia a ciência, a ênfase são as tarefas, sistema mecanicista. Procurava tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa- no que foi bem-sucedido- para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas. O filme mostra a máquina, o homem com esforços repetitivos, trabalho escravo, ao sistema capitalista que sóvisava o trabalho com tempo cronometrado em beneficio de obter lucros sobre a classe operária.
A Teoria de Fayol defendia a visão anatômica da empresa- contrário a de Taylor- O foco na forma e a ênfase na estrutura levaram a exageros.
Em termos de organização formal, ou seja, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro dotodo. Foram criadas várias funções administrativas. Onde, a função administrativa era de exclusiva da alta cúpula. O filme faz crítica ao sistema autocrata desumano, o operário é observado por um capataz, sendo controlado por um método mecânico, a organização tendo como a divisão do trabalho mecanicista.
Entretanto, apesar das criticas as teorias, serviram de base para a moderna teoriaadministrativa, as idéias foram se modernizando aos dias atuais.


2º Há uma cena no filme Tempos Modernos na qual o operário (Carlitos) é engolido pela máquina. O que você entende por este episódio? Qual a contribuição do estudo dos tempos e movimentos para tal acontecimento?

Caracterizava um tempo para realizar tarefas, o operário teria que cumprir o tempo determinado para produção, executarde forma simples e rápida a sua função. Na minha visão, contribuiu para o estresse do operário, como também acidentes trabalhistas. A idéia era a produção (tarefa), desenvolveu para estudo o operário para executar tarefas e a recompensa para a produção, tudo cientifico. Contribuiu para incentivos salariais e prêmios de produção, fazer com que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dospadrões de tempo previstos- o operário que produz pouco ganha pouco e que o produz mais ganha mais, ganha na proporção de sua produção.

3º De acordo com Taylor “a fadiga é um redutor de eficiência”. Em face deste pensamento ele desenvolveu os princípios de Economia de Movimentos, classificados em três grupos:
a) Relativos ao uso do corpo humano;
b) Relativos ao arranjo material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ação para importação pessoa física
  • Pessoas motivadas para a ação
  • “Pessoas: superação através da ação”
  • Ação de Indenização Pessoa Juridica
  • Plano de ação pessoa deficiente
  • Plano de ação gestão de pessoas
  • Ação de gestão de pessoas
  • Plano de acao gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!