Pessoas com necessidades especiais no ensino regular: inclusão ou exclusão?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

DANIELE DUARTE DOS SANTOS

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

Itapiranga, SC 2011

1

DANIELE DUARTE DOS SANTOS

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

Monografia de Conclusão do Curso dePós-Graduação em EDUCAÇÃO, apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Especial da FAI - Faculdade de Itapiranga/SC.

Orientadora: Profª. Msc. Luciane Sippert

Itapiranga, SC 2011

2

DANIELE DUARTE DOS SANTOS

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

Esta monografia foi julgada adequada para a obtenção dotítulo de especialista em Educação Especial e aprovada em sua forma final pelo Curso de Pós-Graduação da Sociedade Educacional de Itapiranga – Faculdade de Itapiranga.

Itapiranga, SC_____/_____/______

___________________________________________ Maria Preis Welter Coordenadora do Curso de Pós-Graduação

ITAPIRANGA, SC 2011

3

Às pessoas com deficiência que são tão pouco valorizadasdentro da sociedade que mascara seu evidente preconceito e as deixa à mercê não lhes oportunizando uma real qualidade de vida. À base familiar que me oferece suporte para lutar por aquilo que almejo. A todos os professores que muito contribuíram para meu aprendizado.

4

AGRADECIMENTOS

As oportunidades de crescimento pessoal existem, para tanto precisamos estar prontos para recebê-las. Oconhecimento é algo essencial para a vida das pessoas, saber passar o que aprendemos é uma dádiva que poucas pessoas têm. Espero poder contribuir com tudo que aprendi para que demais pessoas também possam ter a felicidade que tive em receber tantas informações valiosas pra tornar as coisas um pouco melhores. Agradeço, portanto, a Deus, pois acredito muito na sua força. Agradeço a todos os professoresque colaboraram para meu crescimento tanto cognitivo quanto pessoal, pois sem dúvidas, todos, sem exceções, foram enormes amigos, pois deixavam transparecer o carinho que sentiam por nós e a vontade de nos transformar em pessoas melhores. Agradeço principalmente a minha orientadora professora Luciane Sippert, que quando me desanimei ao fazer a monografia, quase com vontade de desistir, foi ela quecarinhosamente me animou. Então a ela dedico boa parte deste trabalho, pois sem seu apoio não estaria concluindo esta especialização. Agradeço aos meus pais que apesar do meu pai não estar mais entre nós em corpo, sempre recorro a ele para seguir em frente. A minha mãe que entendeu os momentos que não pude ajudá-la porque tinha que estudar. A minha irmã que sempre me apoiou em minhas decisões. E,enfim ao meu namorado que também compreendeu as horas que não podíamos ficar juntos, auxiliando também nos materiais para a efetivação deste trabalho. Não posso esquecer que minhas colegas foram nota 10. Muito companheiras, alegres, inteligentes, colaborando em todas as aulas com alguma experiência diária. Formamos uma bela família. Dessa forma concluo meus mais sinceros agradecimentos por tudo,porque com certeza a Daniele que iniciou a pós não é, e nem será mais a mesma, todos contribuíram de alguma forma para minha vida.

5

“Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito de sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza”. (BOAVENTURA DE SOUZA, apud, SLEVINSKI, 2010).

6

RESUMO

O presente trabalho foi realizado na área daEducação Especial, objetivando através de um estudo bibliográfico analisar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular, considerando a difícil trajetória histórica que eles tiveram ao longo dos anos, até suas conquistas através da criação de instituições educacionais, de escolas especiais, de leis e decretos que regulamentam o ensino regular para as pessoas que apresentam alguma...
tracking img