Pessoas Com Defici Ncia Na Sociedade At Hellip

1672 palavras 7 páginas
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE ATUAL

Lílian Leiria Brusque

André Luciano Alves

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura (PED-0514) – Prática do Módulo I
19/06/12

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de esclarecimento dos diversos tipos de deficiência e desenvolvimento reflexivo sobre inclusão, a pessoa com deficiência na sociedade atual e a importância dos mesmos como cidadãos atuantes com direitos e deveres.

Palavras-chave: deficiente físico; sociedade atual; inclusão

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho foi baseado em pesquisas na WEB e um autor (escritor e psicólogo/psicanalista) com deficiência (paralisia cerebral) no intuito de conceituar os diferentes tipos de deficiência existentes na sociedade hoje, conforme a legislação vigente e despertar uma reflexão com o leitor sobre inclusão social e fatores que prejudicam o desenvolvimento da pessoa com deficiência como cidadão. Sendo o principal obstáculo observado na pesquisa um modelo de ser humano já pré estabelecido pelo coletivo e o preconceito como principais barreiras para inclusão social das pessoas com deficiência.

Está referido no citado trabalho o momento histórico fundamental para o início da inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência na sociedade atual que foi a Revolução industrial. A Revolução industrial é um marco histórico para inclusão social, pois a partir desta época as pessoas com deficiência receberam maior assistência, assim como surgiu na mesma época a educação especial destinada a um movimento de inclusão escolar e social. A inclusão das pessoas com deficiência na sociedade atual tem muito ainda para melhorar.

2 Pessoas com Deficiência: definição

Somam-se hoje no Brasil, segundo um estudo elaborado e intitulado “Retratos da Deficiência no Brasil”, um número significativo de portadores de deficiência, mais de 24 milhões de pessoas com variados tipos de deficiência. Os portadores de deficiência citados no referido estudo

Relacionados