Pessoa e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Explicitar os vários sentidos do conceito pessoa.
O sentido de pessoa como nós o conhecemos, está associado a um ser individual. Consciente de si próprio com características próprias que o permitem integrar-se na sociedade, controlando todas as suas acções.
Pessoa também deriva do latim – persona, significando máscara, podendo assim associar-se à maneira de como alguém se apresenta empublico, assumindo assim várias personagens de alguma forma impostas pelo grupo onde se integram, muitas vezes ocultando o seu verdadeiro intimo juntamento com tudo o que sentem e o que pensam, com o objetivo de se encaixarem na sociedade, respeitando as conveniências sociais e as expectativas dos outros.
Quando a persona não te sente compreendida pelo grupo social onde se enquadra, o medo de nãoser aprovado pode levar à timidez.
Por outro lado, persona também significa personalidade.

* Explicar em que consiste e que fatores intervêm na formação da personalidade.
A personalidade de um ser corresponde a características individuais que o diferenciam de outros, estabelecendo assim a sua individualidade pessoal. Não significa no entanto, que os indivíduos não partilhem das mesmascaracterísticas, o que acontece é que certas características se destacam na personalidade de alguém e outras são atenuadas, não assumindo tanta importância na formação da personalidade de um individuo. Desta forma, a personalidade faz ressaltar a maneira como as pessoas se expõem. Desde a forma como demonstram os sentimentos, a certas atitudes e comportamentos.
A personalidade não é um dadobiológico hereditário, pois a sua estruturação corresponde a um processo gradual complexo que resulta, geralmente, de uma acção conjugada entre os fatores intervenientes, sendo estes elementos o que constroem o individuo. Os elementos genéticos que correspondem às características biológicas dos indivíduos, as características natas e o elemento ambiental que é o que o individuo vai contribuindo aolongo da sua vida conforme o meio social em que o rodeia e a cultura que lhe é dada a conhecer, ou seja, a personalidade de cada um vai sendo moldada tendo em conta aquilo que o individuo trouxe para a vida e aquilo que a vida lhe deu.

* Definir cultura e distinguir entre elementos materiais e espirituais.
Considera-se cultura o conjunto de atividades que caracterizam uma sociedade. É todaa intervenção do Homem na natureza, abrangendo todos os tipos de atividades, sejam elas agrícolas, artísticas, científicas e até mesmo espirituais e materiais. Todas as sociedades criam a sua própria cultura, na qual se distinguem hábitos, valores e modos de vida. A cultura é assim, um suporte que melhora e contribui para satisfazer as necessidades do Homem.
Entende-se então como cultura, oconjunto de elementos que caracterizam uma determinada sociedade, havendo sociedades com diferentes hábitos, valores e modos de vida, englobando sempre dois elementos:
- Os espirituais, onde se encontram as crenças, hábitos, ideais, valores, regras, costumes, idioma, sendo tudo o que existe mas não se vêem em forma física.
- Os materiais, que dizem respeito às condições de vida, a alimentação, ovestuário, a habitação, os instrumentos de trabalho, a locomoção, etc.
Assim, este conjunto de elementos caracterizam diferentes modos de vida, sendo eles criados pelos indivíduos nas suas interações sociais e nas suas relações com o ambiente que os rodeia. Desta forma, considera-se cultura toda a atividade humana, quer na sua relação com a natureza, quer na organização de uma sociedade. Podemosconcluir assim que todo o ser humano é um ser cultural.

* Justificar que homem é produto e produtor de cultura.
Uma das características da cultura é que ela é produzida, transmitida e modificada de geração em geração, de maneira que tudo o que sabemos tem por base um património cultural e social que foi transmitido e aperfeiçoado ao longo das gerações.
Quando nascemos somos...
tracking img