Pessego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Revisão Bibliográfica

1.1 Titulação

Uma titulação consiste num procedimento analítico, no qual uma quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Quando em uma titulação o volume de uma determinada solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.
Na titulaçãoexistem dois componentes fundamentais que são: titulante, reagente ou solução cuja concentração é conhecida e, o titulado, composto ou solução cuja concentração é desconhecida. Normalmente, a titulação é feita adicionando-se, controladamente, o reagente de concentração conhecida (titulante) à solução da substância com concentração desconhecida (titulado), ou vice-versa, até que se julgue que elareagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado (titulante) e da sua concentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido; em seguida, através da estequiometria da reação (equação química balanceada), determina-se a quantidade de matéria da substância e, se conhecido o volume da solução que a continha, pode-se também determinar a concentração da mesma.De maneira geral, existem três requisitos que devem ser empregados em uma reação de titulação: I. A reação deve ser simples e de estequiometria conhecida, pois os compostos não-estequiométricos (bertoletos) não obedecem a lei das proporções definidas. II. A reação deve ser rápida. III. No ponto de equivalência deve haver mudanças químicas ou físicas (pH, temperatura, condutividade).Existem vários tipos de titulção dentre os quais acido-base, oxidação-redução e precipitação.
Numa titulação ácido-base é adicionado lentamente e com agitação, o titulante (solução colocada na bureta) ao titulado (solução colocada no erlenmeyer) até se detectar uma variação brusca de uma propriedade física ou química, resultante da reação completa, entre o titulante e o titulado.
O pontode equivalência de uma titulação ácido-base ocorre quando as quantidades de ácido e base estão nas proporções estequiométricas evidenciadas pela respectiva reação química. Do ponto de vista prático, a detecção do ponto de equivalência pode fazer-se usando um indicador apropriado, que, mudando de cor para um valor de pH ( o mais próximo possível do ponto de equivalência), assinala o fim datitulação.
  Nas titulações redox o analito precisa estar em um único estado de oxidação. Geralmente, entretanto, as etapas que precedem a titulação, tais como a dissolução das amostras e a separação de interferências, convertem o analito a uma mistura de estados de oxidação. As condições necessárias para que uma titulação por oxidação-redução ocorra são as mesmas do que para outro tipo de titulação.A saber, a reação entre o titulado e o titulante deve ser rápida e completa, e deve poder ser descrita através de uma reação química. Isto é, a cinética e o equilíbrio devem favorecer fortemente a formação dos produtos. Por outro lado, a solução do titulante deve ser estável, e a sua concentração deverá poder ser determinada com exatidão. Finalmente, deverão existir reagentes (indicadores) quepermitam a detecção do ponto estequiométrico da titulação.

1.2 Padronização

O procedimento de se determinar, com precisão, a concentração de um reagente analítico é denominado, de forma geral, padronização Existem duas principais metodologias para se efetuar a padronização de uma solução. Uma delas é mediante a pesagem exata de uma amostra do ácido ou de uma base, sólidos, puros(denominada padrão primário), e depois titular esta amostra com uma solução de ácido ou de base a ser padronizada. A outra metodologia é padronizar a solução mediante titulação com outra solução que já foi padronizada .

1.3 Indicadores

Os indicadores corados são substâncias assim designadas pelo fato de, pela sua cor, darem indicações ao observador sobre as espécies químicas...
tracking img