Pesquiza de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A nova obra de Phillip Kotler juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan aborda a evolução do marketing do 1.0, passando pelo 2.0 e chegando agora ao 3.0. Segundo os autores, o marketing 1.0 é aquele centrado no produto (foco no produto, na produção); o 2.0 é aquele com foco no cliente, porém restrito ao nível de consumidor, em que o relacionamento é a base estratégica. O marketing 3.0atinge sim, os consumidores, mas como “seres humanos completos” (KOTLER, KATAJAYA, SETIAWAN, p. 5).
É o marketing na era de um consumidor cada vez mais colaborativo, usuário de mídias sociais, engajado em questões socioambientais e ligado a valores culturais e espirituais. Não há como negar que é a leitura do momento atual e que este momento marca o início de um ciclo que vai modificar os hábitosde consumo da população.
O varejo se engaja a essa idéia, uma vez que, dentre as atividades produtivas, talvez as suas sejam as que imprimem mudanças mais rápidas por lidar diariamente com o consumidor. Surge, então, o Varejo 3.0.
Os produtos hoje são muito pouco diferenciados e canibalizam uns aos outros dentro ainda de uma proposta de excessos e massificação da produção e das vendas. O varejo3.0 pode tratar de selecionar produtos com compromisso socioambiental ligado a uma causa que motive os clientes de uma loja a adquiri-los.
O consumidor já aprendeu que preço baixo nem sempre é sinal de economia. O barato pode sair caro para o cliente de uma loja, e essa má experiência é diretamente associada ao local onde a venda se realizou. Oferecer produtos que não estejam alinhados com ascrenças destes clientes pode sair mais caro ainda, na era do Varejo 3.0.
A comunicação de varejo vai se constituir de vez como uma comunicação interativa, e o meio ideal para dar e buscar informações são as redes sociais. Aliás, no Varejo 3.0 a comunicação não se limita a informações; vai além, possibilita a troca de conhecimentos com a finalidade de gerar sabedoria e disseminá-la pela rede.
Jáo ponto-de-venda que evoluiu para ponto de relacionamento chega ao estágio de ponto de colaboração, em que os clientes de uma loja agregam valor uns aos outros por meio da cocriacão, ensinando como utilizar determinados produtos ou serviços, obter melhores resultados, aprimorar sabores, melhorar a saúde, a qualidade de vida. Fica a sugestão de aprofundar a questão, incluir novos elementos, novasvariáveis e evoluir neste tema que está apenas começando. Este é o nosso papel e fica desde já o convite:
O Marketing 3.0 é a visão de marketing centrado em valores, que capta a colaboração de clientes e stakeholders para fazer, juntos, o mundo um lugar melhor. É uma abordagem estratégica, conceitual e também filosófica, que exige, para sua realização, a adoção de novas ferramentas gerenciais e ouso das ferramentas clássicas com novos focos. Logo, na área de marketing de relacionamento, o Marketing 3.0 precisa das práticas de terceira geração para atingir seus propósitos, pois, não há como obter a co-criação sem antes se relacionar com as redes de clientes.

Seguindo a visão anunciada por Kotler, a prática de marketing de relacionamento assume um aspecto mais fundamental para osucesso das organizações. O relacionamento que no marketing 1.0 é tratado como plus e no 2.0 como diferencial, chega ao Marketing 3.0 como a base da atividade de marketing. Afinal, é em função do relacionamento que poderemos co-criar os 4 Ps.

mkt@mundodomarketing.com.br

Introdução
O mundo passa por um período de mudanças rápidas e avassaladoras.
Infelizmente, a recente crise financeira aumentouo nível
de pobreza e desemprego, desdobramentos que hoje vêm sendo
combatidos com pacotes de estímulo ao redor do mundo com o
objetivo de restaurar a confiança e o crescimento econômico. Além
disso, a mudança climática e o aumento da poluição estão desafiando
os países a limitarem a liberação de dióxido de carbono na
atmosfera, ainda que isso imponha maior sobrecarga aos negócios.
Além...
tracking img