Pesquise todos os livros da biblia: escritores, data e tema central.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Teológico
Nome: Graziele Dias Emiliano Ferreira
Pesquise todos os livros da Biblia: Escritores, Data e Tema Central.
* Gênesis Escritor: Moises Data: 1440 a.C.
"O livro de Gênesis se divide em 2 partes: A primeira do cap 1ao11 conta como Deus criou tudo que existe incluindo a raça humana, o Dilúivo e a torre de Babel. A segunda parte 12ao 50 conta a história dos patriarcas Hebreus, as doze tribos de Israel, e termina com José , seu Pai e irmãos que foram morar no Egito.
* Êxodo Escritor: Moisés Data: 1400 a.C
Êxodo se divide em 4 partes centrais:
(1º) A libertação dos Israelitas
(2º) A viagem até o monte Sinai
(3º) A aliança de Deus feita ao seu povo no monte Sinai, onde Deus lhes deu asleis morais, civis e religiosas.
(4º) A construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as Leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.
* Levíticos Escritor: Moisés Data: 1445 a.C
Levítico estão as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar ao povo de israel, leis a respeito das reuniões de adoração, dossacrifícios que o povo deveria oferecer a Deus, e dos deveres dos sacerdotes.
* Números Escritor: Moisés Data: 1400 a.C
Este livro escrito pelo próprio Moisés tem como tema central a jornada do povo hebreu rumo a terra prometida. O livro contém 36 capítulos, sendo que os primeiros 10 capítulos abrangem apenas os primeiros 50 dias dajornada, descrevendo como Moisés, sob instruções divinas, organizou o povo para a jornada do Sinai até a terra prometida. 
O livro também é dividido em Leis (diziam como deveriam viajar, se organizar e o que fazer ao chegar na terra prometida) e Narrativas (histórias da jornada). Fala de duas gerações de israelitas, a que padeceu no deserto e a que entrou na terra prometida. 
*Deuteronômio Escritor: Moisés Data: 1400 a.C
O objetivo central é a fidelidade à aliança com Deus, também traz outra versão dos 10 mandamentos e mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser .
* Josué Escritor: JosuéData: 1400-1375 a.C
O livro de Josué conta como os Israelitas invadiram a terra de Canaã e passara a morar nela. A conquista de Canaã que foi comandadda por Josué que ficou no lugar de Moisés, como guia do povo de Deus.
* Juízes Escritor:Data: 1050-1000 a.
O livro descreve uma série de quedas do povo de Deus na idolatria, seguidas por invasões da Terra Prometida e servidões a seus inimigos. Tendo como centro a personalidade dos juizes levantados como libertadores de Israel, a narrativa ressalta especialmente o lado obscuro do panorama.

* Rute Escritor: Samuel oudesconhecido Data: 1050-500 a.C
A história de Rute começa e termina no vilarejo de Belém, na tribo de Judá, com uma passagem por Moabe entre uma coisa e outra. Moabe era uma na-ção pagã nascida do relacionamento incestuoso entre Ló e sua filha mais velha. Os profetas anun-ciaram claramente o julgamento de Deus contra os moa-bitas, inimigos perpétuos deIsrael.

* 1º Samuel Escritor: Samuel /Outros Data: 931-722 a.C
Primeiro Samuel registra a história de Israel na terra de Canaã à medida que passam pela transição do governo dos juízes a uma nação unificada sob-reis. Samuel emerge como o último juiz e unge os dois primeiros reis, Saul e Davi.

* 2º Samuel...
tracking img