Pesquisas safosaddsak

791 palavras 4 páginas
As pesquisas sobre a esquizofrenia ainda não apresentam resultados conclusivos. Acredita-se cada vez mais que ela é fruto de um grave distúrbio cerebral, com implicações psíquicas. Também se crê que ela é uma soma de várias patologias, cada uma destas manifestações requerendo um determinado tratamento e apresentando certa porcentagem de gravidade e de cura. Esta doença apresenta-se, por exemplo, na forma de uma paranóia, ou de um estado catatônico, entre outros. Tratar, portanto, esta perturbação mental como uma única enfermidade pode diminuir as probabilidades de êxito.
Seus sintomas incluem mutações dos pensamentos, das emoções e nas percepções; alucinações – principalmente as da audição -; estados delirantes e a perda de conexão com o real, provocando alterações crônicas nos relacionamentos sociais, pois o paciente não consegue mais distinguir a realidade da imaginação. A esquizofrenia atinge principalmente jovens e adolescentes, normalmente entre os 15 e os 25 anos, mas pode também se expressar na infância e na meia-idade. O quadro desta doença revela crises intensas seguidas de momentos de alívio dos sintomas. Infelizmente, a tendência desta enfermidade é provocar a degeneração da personalidade do sujeito, pois as pesquisas não avançaram muito, e tudo que se pode fazer é tentar controlar os sintomas com antipsicóticos.
A esquizofrenia pode tanto se manifestar lentamente, aos poucos, quanto eclodir subitamente, desembocando em uma crise intensa, que surpreende amigos e familiares do paciente. Muitas vezes, porém, os sintomas chegam tão sutilmente que as pessoas em torno do indivíduo afetado levam um bom tempo para compreender o que está ocorrendo. Esse processo pode durar meses, e uma crise mais forte pode aparecer após anos de perturbação mental. Normalmente, os primeiros sinais repercutem no aprendizado – dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar, desinteresse pelos relacionamentos sociais, inclusive com uma tendência ao isolamento, focos

Relacionados