Pesquisas com celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil deve permitir que sejam feitas pesquisas com células tronco?

O que são células-tronco embrionárias?
células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas dasdoenças mais mortais. Elas podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, já que a maioria das técnicas implementadas nessa área exige adestruição do embrião.A forma mais comum de obtenção destas células ainda é por meio de embriões congelados. Nesta técnica, óvulos fertilizados em clínicas de reprodução assistida se desenvolvem atéo estágio conhecido como blastocisto. Após chegar a este estágio, o embrião é destruído e as células-tronco são removidas.
Outra forma que também prevê a destruição do embrião é o procedimentoconhecido como clonagem terapêutica. A técnica é a mesma utilizada para criar a ovelha Dolly. 
Pelo procedimento, células adultas extraídas da pele humana tem sua carga genética (núcleo) retirada e fundidocom um óvulo sem núcleo. O núcleo implantado no óvulo "oco" é então estimulado a se dividir, produzindo um blastocisto.
Ambas as técnicas recebem objeções de ativistas contrários ao direito aoaborto. Segundo eles, a destruição dos embriões representa a morte de uma forma de vida humana.
[pic]





Uso de células-tronco embrionárias: argumentos contrários

Discute-se a moralidade de seusar células de embriões humanos na pesquisa científica. O problema é que, para que essas células sejam coletadas, o embrião morre. E agora, o que será que tem precedência: o conhecimento científicoou a vida do embrião?

Esta discussão, como toda discussão ética, não pode ser resolvida com base na legislação vigente. O fato de uma ação estar ou não prevista em alguma constituição ou código deleis não muda seu caráter moral.

Um embrião humano é, biologicamente falando, um indivíduo; não é parte do corpo da mãe. Tanto é assim que tem DNA diferente do da mãe e é capaz, em condições...
tracking img