Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE BENTO FERREIRA
TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL





PAULO ROBERTO CORREIA COSSI – M2EN






TRANSFORMADORES

































VITÓRIA – ES
2013
PAULO ROBERTO CORREIA COSSI – M2EN





TRANSFORMADORES







Trabalho apresentado à Sociedade Educacional de BentoFerreira como requisito para obtenção de nota pelo Professor Cássio do Curso Técnico em Mecânica Industrial.





























VITÓRIA – ES
2013
Introdução

Este trabalho tem como objetivo o estudo teórico dos Transformadores, sua utilização, tipos de construção, materiais utilizados, relação de tensão, relação entre potência no primário e secundário esua eficiência.













































Transformadores

Transformadores ou trafos são dispositivos destinados a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
Inventado em 1831 por MichaelFaraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é pornecessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Um transformador é formado basicamente de:
Enrolamento - O enrolamento de um transformador é formado de várias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante.
Núcleo - esse em geral é feito de um material ferro-magnético e o responsávelpor transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.
Esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, os demais componentes do transformador, fazem parte dos acessórios complementares.



Representação do circuito magnético de um transformador
[pic]
N1 e N2: Número de voltas na bobina no primário e no secundário.
i1(t) ei2(t): Corrente aplicada e de saída.
v1(t) e v2(t): Tensão na entrada e na saída.
Φ: Fluxo magnético.




Tipos de transformadores

.Transformador Monofásico

O transformador monofásico é um equipamento que recebe energia elétrica com uma tensão e uma corrente e fornece essa energia, a menos das perdas, em outra tensão e outra corrente. A freqüência elétrica se mantém inalterada.
A estrutura dotransformador monofásico é constituída por chapas de aço, isoladas por uma resina, justapostas e pressionadas.
O transformador consiste de duas ou mais bobinas e um “caminho”, ou circuito magnético, que “acopla” essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito magnético, mas todos operam sobre o mesmo princípio.

.Transformador Trifásico

Um transformadortrifásico consta internamente de 3 transformadores que podem ser ligados de diferentes modos. Ligando os enrolamentos primários em triângulo e os enrolamentos secundários em estrela, ficamos com um conjunto em que o primário recebe corrente trifásica e no secundário temos três fases e neutro (sendo o neutro o centro da estrela). Temos assim desta forma tensões simples e tensões compostas. No caso dadistribuição de energia elétrica temos 400 volts entre fases, temos três situações dessas (entre as fases R e S ; S e T ; R e T) e temos 230 volts entre qualquer uma das fases e o neutro.
Na ligação estrela-triângulo (Y / Δ) as tensões no secundário tem um defasamento de 30º em relação às tensões no lado primário. A tensão de linha na conexão triângulo fica atrasada em relação à tensão de...
tracking img