Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação Gerontológica do Técnico de Enfermagem: uma abordagem cultural.

Gerontologia é o ramo da ciência que se propõe a estudar o processo do envelhecimento e os múltiplosproblemas que envolvem a pessoa idosa, objetivo inicial e final da geriátrica é a identificação de toda problemática que envolve o idoso. Hoje devido o avanço tecnológico e cientifico apopulação idosa teve o crescimento muito grande na ultima década, com isso precisa de uma formação profissional para reconhecer o envelhecimento como questão emergente para subsidiar aatenção à saúde da população idosa em crescimento.
A formação técnica busca afirmar o papel central da mesma na formação de profissionais criativos e compromissados com atransformação da realidade social. Esse trabalho tem como objetivo compreender a formação gerontológica do técnico em enfermagem a partir de estudo junto a um curso de educação profissional. Foirealizada uma pesquisa qualitativa, baseou-se na compreensão da formação geronotológica do técnico em enfermagem pela abordagem cultural, isto é tentou compreender a percepção expressaensino – aprendizagem para formação do profissional para o cuidado com idoso.
A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino de caráter privado e filantrópico da cidade deCuritiba, para coleta de dados, através de consulta documental e entrevista. Chegando a conclusão que torna-se necessário a mudança nos padrões culturais das instituições e dos sujeitosnelas inseridos, que compreenda que nos processo ensino – aprendizagem responsável pela formação de pessoas especificas para atuar ao novo perfil populacional, portanto possibilitando apromoção de mudanças comportamentais que podem levar a conscientização de que há uma demanda especifica de característica próprias que necessitam de conhecimento e cuidados próprios.
tracking img