Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Barão de Mauá

Curso técnico Químico – 1 módulo
Ensaio de Laboratório
Bico de Bunsen e teste de chamas

Denis Henrique PereiraRocha Revezamento
Professora: Angela
Data 20/08/2012

Aula Experimental:
A aula érealizada no laboratório com o objetivo de aprender a utilizar o bico de Bunsen e técnicas de aquecimento em laboratório.
O bico de Bunsen é usado para aquecer objetos ou soluções não inflamáveis.Ele pode ainda, ser usado para aquecer objetos a temperaturas muito altas. O bico de Bunsen possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar achama torna-se amarela e relativamente “fria”, pois a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar a cor azul da chama indica que a mistura gasosa foi otimizada quer dizer completa, e, portanto,a chama está na temperatura mais quente possível

Ao utilizar o Bico de Bunsen com esse dispositivo temos a possibilidade de verificar as reações das soluções utilizadas por meio de aquecimento emlaboratório com a utilização de gás (de rua ou GLP (Gás Liquido de Petróleo)), o controle do ar (comburente ar atmosférico) e o controle do gás.
O bico de Bunsen queima com segurança pelo tubo até odeposito de gás que o alimenta, a chama é classificada por três categorias: Zona oxidante, zona redutora e zona neutra.
A zona oxidante que esta situada na borda mais externa da chama, nela acombustão é completa e sua temperatura pode chegar a 1540°C.
A zona redutora esta na ponta do cone interno na cor azul e é rica em carbono a sua temperatura é bem mais inferior que a zona oxidante, suatemperatura chega a (530°C).
Zona neutra a mais baixa temperatura esta localizada na base da chama próxima da boca do tubo, pois nela não ocorre combustão completa do gás e sua temperatura chega a...
tracking img