Pesquisa o.t.a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: CHRISTINE CARVALHO

THAYNARA DANTAS DALFFE ARAÚJO
ENGENHARIA CIVIL TURMA: ENC131BN

“ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS.”

Várzea Grande – MT
Abril – 2013

1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS
O objetivo desta pesquisa é analisaras diversas faces que o estilo de gerenciamento das empresas possui, já que o cenário econômico, político e social sofreria grandes mutações caso houvesse somente uma das modalidades de gerenciamento, podendo ser apenas a administração pública ou administração privada.
Sendo assim, serão apresentados a seguir alguns pontos principais para distinguir a administração pública da administraçãoprivada, aprofundando melhor os pensamentos de Weber e interpretando o profundo conhecimento deixado por ele à humanidade, já que, foi ele quem percebeu a necessidade de existir estes dois modos de gerenciamento das organizações globais.
1.1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1.2.1. A burocracia que está mais explícita no setor público garante mais eficiência no desenvolvimento das açõesrelacionadas à organização.
Por mais simples que seja os serviços que uma organização desempenhe fica evidente a existência da burocracia, ela que tem como papel fundamental tornar as ações mais eficientes, ocorrendo em maior evidência no setor público.
Segundo os estudos de Weber procuravam estabelecer estrutura, estabilidade e ordem às organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividadesespecializadas, definidas por regras sistemáticas.
Longe de serem inflexíveis, as burocracias foram estabelecidas para oferecer o meio mais eficiente de obter o trabalho feito. Cada funcionário definiria precisamente sua atividade e a relação com outras atividades. Burocratas eram os gestores habilidosos que faziam as organizações funcionar.
A burocracia tem as seguintes características:
*Divisão do trabalho: as atividades são desmembradas em tarefas simples;
* Hierarquia de autoridade: posições ou empregados são organizados de modo a formar a hierarquia;
* Racionalidade: as promoções ocorrem por desempenho e capacitação técnica (mérito);
* Regras e padrões: as decisões gerenciais são guiadas por regras, disciplina e controles;
* Compromisso profissional: todostrabalham para garantir a eficiência organizacional;
* Registros escritos: registros elaborados para detalhamento das transações da organização;
* Impessoalidade: as regras e procedimentos são aplicados de modo uniforme e imparcial.

1.2.2. Redução da desigualdade social, de modo que o Estado teria como principal objetivo, promover a distribuição de renda entre a população.
OEstado, sendo a principal força controladora da economia, deve proporcionar meios que auxiliem para o crescimento econômico do país. Mas esse crescimento só é viável quando ocorrer para a população em geral, e não somente para uma pequena parcela desta.
Para garantir um crescimento sólido, em todas as classes sociais, a administração pública deve melhorar a intervenção estatal, criando programas dedistribuição de renda e inclusão social que melhorem as condições de vida das pessoas e que possibilite à população mais carente, ter acesso a mais benefícios como saúde, lazer, cultura e educação de qualidade além de melhores relações de trabalho.
Alguns programas do governo como bolsa-família, por exemplo, apesar de sofrer muitas críticas por haver algumas falhas estruturais, desempenham um papelfundamental para a economia, pois promove a distribuição de renda. Havendo essa distribuição de renda nas classes mais baixas, a população mais carente terá mais dinheiro à sua disposição para saciar suas necessidades e, ocorre assim, um impulsionamento da demanda.
Com o crescimento da demanda faz-se necessário aumentar a produção, gerando mais riqueza para as empresas que, por sua vez, terão...
tracking img