Pesquisa e pratica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

VIVIANE IANKOSKI BORODIAK,
RU 747307, TURMA 2012









PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
CONTEXTOS EDUCATIVOS

































JARAGUÁ DO SUL
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


VIVIANE IANKOSKI BORODIAK,
RU 747307, TURMA 2012






PORTFÓLIO DE PESQUISA EPRÁTICA PROFISSIONAL-
CONTEXTOS EDUCATIVOS





Relatório de Portfólio de Pesquisa e
Prática Educacional – Contexto
Educativo Apresentado a UTA –
Gestão Educacional, no Curso de
Pedagogia a Distancia da Faculdade
Internacional de Curitiba.


Tutor: Glaci Maria Schuster

Centro Associado: Jaraguá do Sul





















JARAGUÁ DO SUL
2012
INTRODUÇÃOUm cenário novo da educação se inicia com novas possibilidades para o profissional que se coloca no mercado de trabalho, hoje vivemos um momento especial onde temos a oportunidade de discutir sobre educação on-line, globalização entre outros assuntos a qual cada vez mais precisamos de profissionais preparados trabalharem nesta área competitiva.

Hoje o aprendizado vai além dos muros das escolashospitais, radio Tv, ONGS entre outros são os novos campos de atuação em que o profissional precisa estar preparado para trabalhar quebrando assim a ideia em que um pedagogo só pode trabalhar em escola, com isso a educação sofre mudanças.

O Estagio supervisionado vem fortalecer ainda mais os nossos conhecimentos, assisti durante alguns meses as contações de historia na Grafipel e pude observaro quanto às crianças podem nos ensinar. Durante esse o período em que estive presente pude observar como os contadores escolhem suas historias toda a preparação desde deixar o local aconchegante para as crianças, sonorização, luz, maquiagem dos personagens, e ate a distribuição de livros no final da Contação.
.






















CONTEXTOS EDUCATIVOS E ESPACOSESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Hoje a educação está sofrendo varias modificações antigamente tinha-se a ideia que qualquer pessoa poderia ensinar as crianças sentavam-se em volta e escutavam o que tinham que aprender com o decorrer do tempo tiveram um processo evolutivo e a necessidade de estabelecer um local para o ensino surgindo às escolas. O educar já tinha um espaço para ensinar, mas com atecnologia cada vez mais avançada era necessário expandir outra vez, não ensinando somente nas escolas, e sim em Museus, Ongs, lojas entre outros levando a educação para além dos portões da escola e assim temos uma breve explicação de o que é contextos educativos.

Sendo assim temos dois tipos de contextos educativos os formais e os nãos formais. A educação não formal busca ensinar promovendoprojetos de desenvolvimento social e pessoal que podem acontecer em diversos locais como: empresas, comunidades igrejas etc. Entretanto as instituições precisam ter um pedagogo para desenvolver os projetos educacionais.
























CARACTERISTICA DO CONTEXTO EDUCATIVO

A pesquisa foi realizada na Papelaria Grafipel LTDA, localizada no Centro de Jaraguá do Sul.A historia da Grafipel é antiga tem mais de 80 anos, foi fundada em 1919 por Arthur Muller que mais tarde seria prefeito de Jaraguá do Sul fundou a Tipografia Avenida, operando no ramo de impressão e papelaria. Chama-se Avenida porque ficava na Avenida Getúlio Vargas, em frente a estação de ferroviária.
O desenvolvimento da cidade ficava em torno da estação, pois quase tudo dependia dos trens. Achegada da matéria prima, o escoamento da produção, a agricultura, a pecuária, utilizavam a linha férrea. Em vagões especiais eram transportados bois que às vezes fugiam em disparada pela Getúlio Vargas.
A Tipografia Avenida continuou ate 1947, quando foi formada a sociedade Gráfica Avenida Ltda. A empresa trabalhava com impressão, papelaria e livraria. Foi uma das primeiras livrarias do...
tracking img