Pesquisa e pratica profissional produção de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



PORTFÓLIO DE UTA HISTORICIDADE

ITAPEVI-SP
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER


PORTFÓLIO DE UTA HISTORICIDADE
TUTORA:





SUMÁRIO1.INTRODUÇÃO....................................................................................................032. METODOLOGIA DO ENSINO DEARTES.........................................................043.METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA.....................................................074. METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA...............................................095. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- A AULA...........................................126.CONCLUSÃO......................................................................................................7.REFERÊNCIAS...................................................................................................

INTRODUÇÃO





METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES

Fazer o planejamento de uma aula utilizando como método a metodologia triangular ( fazer artístico, leitura de imagens e história da arte).

Séries: 4º e 5º anos do ensino fundamental
Tempo estimado: 2 aulasObjetivos: É possibilitar e integrar o fazer artístico com a apreciação da obra de arte e sua contextualização, onde os alunos reconheceram uma obra de arte seu principal movimento pelo qual ela pertenceu. E esse projeto oferece aos alunos e aos educadores a importância da arte e de seu fazer artístico nas primeiras séries do ensino fundamental como: desenhar, dançar, cantar e dramatizar, nãosomente como ponto de distração e entretenimento, mas como aprendizagem e conhecimento especifico sobre a relação do mundo com a educação, expressando a arte em atitude coletiva de busca pessoal do belo.
Para que as emoções, a imaginação, a sensibilidade venha a fruir naturalmente nas produções artísticas, estabelecendo a confiança e identificando o respeito e o conhecimento como patrimônio culturale natural de cada um. O tema escolhido é a Arte Primitiva que expressa desde a pré-história no período Paleolítico cerca de 60 a 40 mil anos atrás, utilizando de armas, objetos de cerâmica, pinturas e esculturas. Fazendo desde instrumentos musicais como ferramentas de uso do dia a dia.
A figura feminina era esculpida em osso ou marfim, sendo representada de forma esquematizada, enquanto osanimais eram reproduzidos com grande realismo nas paredes e cavernas, como em Altamira (Espanha) ou Montignac Lascaux ( França), ou do Circuito Serra Branca (Brasil), as cores que predominavam eram ocre , vermelho e preto. Os homens pré-históricos esculpiam com algum aprimoramento e desenvolvimento no final do período Neolítico.
As imagens da Toca do Morcego do Circuito Serra Branca, Toca doBoqueirão da Pedra Furada (PI), explicar aos alunos que apear dos esforços dos arqueólogos, não era possível ter certeza do que esses desenhos significavam, mas sempre eram localizados nos fundos das cavernas e em locais de difícil acesso, concluindo que eles seriam momentos secretos de cada grupo, ou fazia parte de rituais míticos ou xamanísticos da época, o que se propõem fazer parte da vida e dascrenças que predominavam naquele tempo acreditando que por meta de vida não havia papel, caneta ou pincéis industrializados e com isso usavam o que podiam para fazer os registros nas paredes das cavernas como sangue, folhas de plantas, barro, gordura, ovos e até excremento de animais representavam cenas de seu cotidiano.
Colocando em prática as pinturas das cavernas o material a ser usado estão em: carvão, fita adesiva, papel kraft, tesoura sem ponta, tinta feita com pedaço de telhas ou tijolos e folhas de plantas, reproduzir a arte que esta exposta nos moldes. Apresentar as imagens de pinturas rupestres dos moldes e pedir para que os alunos reproduzam em uma parede forrada com o papel kraft, para desenhar utilizar o carvão ou os pedaços de telhas ou tijolos de cerâmica, explicar o...
tracking img