Pesquisa e pratica profissional contextos educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Internacional de Curitiba
Luzia Vital Gonsalves Borges, RU 742649, 2012/01



Pesquisa e Prática Profissional – Contextos Educativos

CABREÚVA
2012
Faculdade Internacional de Curitiba

Luzia Vital Gonsalves Borges - RU 742649, 2012/01

Pesquisa e Prática Profissional

Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional: Contextos Educativos apresentado à UTA –Gestão Educacional, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Michele Fernanda Oliveira da Paz
Centro Associado: Cabreúva


CURITIBA
2012
Sumário

1 - Introdução.............................................................................................................04
2 -Desenvolvimento...................................................................................................05
2.1 - Possibilidades de educação em Contextos variados.........................................06
2.2 - Identificação do Espaço Educativo não formal..................................................07
2.3 - Conhecendo o espaço educativo não formal.....................................................09
3 - ConsideraçõesFinais............................................................................................18
3 - Referências...........................................................................................................19

1- Introdução

A atividade de Pesquisa e Prática Profissional – Contextos educativos tem por finalidade nos mostrar a realidade do contexto educacional vivenciado em um ambientenão formal.
Nesse período tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos sobre uma forma de ensino completamente diferente da realidade escolar; a essência do ensino-aprendizagem foi claramente notada independente do contexto em acontecem.
A inspiração para abrir uma escola de música veio segundo o Diretor de um renomado músico americano; Miles Dewey Davis Jr, considerado um dos maisinfluentes músicos do século XX, foi trompetista, compositor e bandleader (pessoa que conduz uma banda) de jazz. Faleceu em 28 de Setembro de 1991.
O método de ensino utilizado nas aulas é muito diferente do que costumamos ver nas salas de aula e variam de acordo com o professor e aluno, as aulas são na sua maioria práticas, mas o que mais me chamou atenção é que a maioria das aulas sãoindividuais, no decorrer do trabalho perceberemos isto com mais
2 - Desenvolvimento
2.1 - Possibilidades de educação em Contextos variados.
Contextos educativos são segundo o dicionário: encadeamento de ideias de um escrito, argumento composição, contextura. Na minha concepção, contexto é tudo que envolve um ambiente onde existe o processo de ensino-aprendizagem independente do local.
Contextoseducativos formais são ambientes escolares, onde existe uma lei que organiza o sistema de ensino, onde o material didático têm uma fonte segurada pelo Ministério da Educação. Já no contexto educativo não formal, não existe tantas regras, onde normalmente são oferecidos cursos livres e sem prestação de contas a nenhum órgão específico.
A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de serestudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.
A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de sefazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.
Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status quo" para aqueles que frequentam os bancos...
tracking img