Pesquisa e pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transição para os novos currículos

Estamos convivendo com o “movimento” de Inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Mas existem muitas adaptações a serem feitas para favoreceras crianças com deficiência física na educação, onde a realidade é que muitas escolas brasileiras e as famílias não estão preparados para garantir o desenvolvimento pleno e escolar das crianças.
Osmovimentos sociais pelos direitos humanos, intensificados basicamente na década de 1960, conscientizaram e sensibilizaram a sociedade sobre os prejuízos da segregação e da marginalização deindivíduos de grupos com status minoritários, tornando a segregação sistemática de qualquer grupo ou criança uma prática intolerável. Porém no Brasil, a implantação de turmas onde realmente os alunosportadores de deficiência poderão conviver com os que já frequentavam o ensino regular é tão recente, que o debate nos parece novo.
Em relação ao despreparo da rede escolar de ensino para recebimento dademanda dos alunos do ensino regular, a sociedade olha com desconfiança a luta pela igualdade de direitos dos portadores de deficiência.( ver blog cidadão de quem?por na bibliografiahttp://cidadaonews.blogspot.com.br/2010/05/inclusao-de-portadores-na-rede-publica.html visualizado em:10/10/2012) e neste clima de instabilidade de paradigmas os currículos vão sendo moldados.
O Governo do Brasilpromulga a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), por meio do Decreto nº 6949/2009, assumindo o compromisso de assegurar o acesso das pessoas com deficiência a um sistemaeducacional inclusivo em todos os níveis e de adotar medidas que garantam as condições para sua efetiva participação, de forma que não sejam excluídas do sistema educacional geral em razão da deficiência.A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) define a Educação Especial como modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que...
tracking img