Pesquisa e prática profissional

Páginas: 11 (2638 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
 
DANIELLE CONOD SOARES DE OLIVEIRA, RU 569986
 
EDNA CRISTINA DOS SANTOS, RU 549750

KATIUSCIA DE MOURA, RU 380766
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
PRODUÇÃO DE TEXTO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  CURITIBA

2010SUMÁRIO
 
 
1.INTRODUÇÃO…................................................3 2.DESENVOLVIMENTO........................................4
2.1.APRESENTAÇÕES DOS DADOS COLETADOS.........................................................5
2.1.1.ROTEIRO 1: PESQUISA NA ESCOLA.................................................................5CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.........................5
2.1.2.ROTEIRO 2:ELABORACÃO DO RELATÓRIO DE PESQUISA.......................................................6
ENTREVISTA A 5 PROFESSORES.....................6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................17
REFERÊNCIAS...................................................18
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3

1. INTRODUÇÃO
 
O trabalho apresentado é sobre Ensino fundamental à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional. Identificaremos as concepções e as práticas desenvolvidas nesta instituição, que buscam a compreensão como um todo, nas transformações físicas, psíquicas e intelectuais.A Metodologia adotada foi principalmente de pesquisa exploratória, realizada em visita na escola, através de entrevista feita com os profissionais da Educação, e análise do projeto Político Pedagógico da Instituição.
A pesquisa realizada no Ensino Fundamental é importante para nossa formação profissional. Pois como futuras Professoras, Educadoras e/ou Pedagogas, toda apesquisa que fizermos irá contribuir para o enriquecimento e conhecimento na forma em que passaremos o ensino para nossos alunos.

 
 
 

4

2. DESENVOLVIMENTO
 
A linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos estespodem ser sonoros (choro), gráficos (escrita) e gestuais (sinais).
Do ponto de vista da Linguística o estudo científico da linguagem percorre muitos caminhos, além dos aspectos da língua, suas variedades e dialetos, fatores socioeconômicos e culturais. Mas a concepção defendida pelos pragmáticos é de linha tradicional que concebe como algo fechado, um conjunto de normas eregras.
A Norma Padrão da linguagem é o conjunto de regras que garantem a unidade do dialeto, quando uma língua se institucionaliza através da criação de instrumentos normativos: gramática normativa e ortografia.
O ponto em comum e diferenças entre modalidades de língua oral e escrita é a fala que procede a escrita, no entanto, numa sociedade letradaas duas modalidades convivem e se entrelaçam, há também sociedades que não utilizam registro escrito, mas a fala é comum em todos os povos.
A fala e a escrita se apoiam em sons e letras articulados em sistemas de representação simbólicos, isto é, o homem construiu ferramenta para estabelecer relações sociais.

5

2.1 APRESENTAÇÃODOS DADOS COLETADOS.

2.1.1 ROTEIRO 1: PESQUISA NA ESCOLA.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

A Escola Municipal CEI Adriano Gustavo Carlos Robine localizada à Rua Vereador Elias Karan, n° 1060, no Jardim Independência, Bairro Fazendinha. Funciona desde fevereiro de 1989. Sua natureza é pública, seu nível sócio econômico é de classe baixa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa e Prática Profissional- A Escola
  • Pesquisa e pratica profissional
  • Pesquisa pratica profissional
  • Pesquisa e prática profissional
  • Relatório de pesquisa e prática profissional –
  • pesquisa e pratica profissional " a escola'
  • pesquisa e pratica profissional a escola
  • Relatório de pesquisa e prática profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!