Pesquisa e prática profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
 
DANIELLE CONOD SOARES DE OLIVEIRA, RU 569986
 
EDNA CRISTINA DOS SANTOS, RU 549750

KATIUSCIA DE MOURA, RU 380766
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
PRODUÇÃO DE TEXTO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  CURITIBA

2010SUMÁRIO
 
 
1.INTRODUÇÃO…................................................3 2.DESENVOLVIMENTO........................................4
2.1.APRESENTAÇÕES DOS DADOS COLETADOS.........................................................5
2.1.1.ROTEIRO 1: PESQUISA NA ESCOLA.................................................................5CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.........................5
2.1.2.ROTEIRO 2:ELABORACÃO DO RELATÓRIO DE PESQUISA.......................................................6
ENTREVISTA A 5 PROFESSORES.....................6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................17
REFERÊNCIAS...................................................18
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3

1. INTRODUÇÃO
 
O trabalho apresentado é sobre Ensino fundamental à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional. Identificaremos as concepções e as práticas desenvolvidas nesta instituição, que buscam a compreensão como um todo, nas transformações físicas, psíquicas e intelectuais.A Metodologia adotada foi principalmente de pesquisa exploratória, realizada em visita na escola, através de entrevista feita com os profissionais da Educação, e análise do projeto Político Pedagógico da Instituição.
A pesquisa realizada no Ensino Fundamental é importante para nossa formação profissional. Pois como futuras Professoras, Educadoras e/ou Pedagogas, toda apesquisa que fizermos irá contribuir para o enriquecimento e conhecimento na forma em que passaremos o ensino para nossos alunos.

 
 
 

4

2. DESENVOLVIMENTO
 
A linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos estespodem ser sonoros (choro), gráficos (escrita) e gestuais (sinais).
Do ponto de vista da Linguística o estudo científico da linguagem percorre muitos caminhos, além dos aspectos da língua, suas variedades e dialetos, fatores socioeconômicos e culturais. Mas a concepção defendida pelos pragmáticos é de linha tradicional que concebe como algo fechado, um conjunto de normas eregras.
A Norma Padrão da linguagem é o conjunto de regras que garantem a unidade do dialeto, quando uma língua se institucionaliza através da criação de instrumentos normativos: gramática normativa e ortografia.
O ponto em comum e diferenças entre modalidades de língua oral e escrita é a fala que procede a escrita, no entanto, numa sociedade letradaas duas modalidades convivem e se entrelaçam, há também sociedades que não utilizam registro escrito, mas a fala é comum em todos os povos.
A fala e a escrita se apoiam em sons e letras articulados em sistemas de representação simbólicos, isto é, o homem construiu ferramenta para estabelecer relações sociais.

5

2.1 APRESENTAÇÃODOS DADOS COLETADOS.

2.1.1 ROTEIRO 1: PESQUISA NA ESCOLA.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

A Escola Municipal CEI Adriano Gustavo Carlos Robine localizada à Rua Vereador Elias Karan, n° 1060, no Jardim Independência, Bairro Fazendinha. Funciona desde fevereiro de 1989. Sua natureza é pública, seu nível sócio econômico é de classe baixa....
tracking img