Pesquisa e prática pedagógica - perfil do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1746 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAEL – FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA









PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA: PERFIL DO PROFESSOR









PROF. (A): ANA CRISTINA GIPIELA PIENTA





ANA LUCIA GOMES DA SILVA 120.101.801
KÁTHIA MARGARETH MEDEIROS ELLER 120.100.930
MARIA MENDES DA COSTA120.102.999
WANESSA ALVES OLIVEIRA BRUM 120.102.616


GOVERNADOR VALADARES
2012





















AGRADECIMENTOS


- A todos os professores entrevistados.
- A professora Ana Cristina Gipiela Pienta pela oportunidade da realização do trabalho.- A Deus por pela vida e saúde.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
























INTRODUÇÃO

Para conhecer algo é preciso ir a campo e descobrir como se dá. Pois bem, foi isso que aconteceu. Através de uma pesquisa à alguns professores aprendemos a conhecer e reconhecero que vem a ser Prática de Ensino e Prática Pedagógica.
Conhecer a Prática Pedagógica em seu campo inicial tem uma grande importância. A disciplina vem nos dizer que devemos saber fazer, saber como fazer e ainda o porquê fazer. Mostra-nos o que a sociedade exige hoje dos professores atuantes, pois esses devem estar em constante formação, é o que o teórico Paulo Freire diz: “SOMOS SERESINCOMPLETOS”. Devemos buscar uma Formação Continuada, para assim poder construir um conhecimento humanístico, que articule as experiências em sala de aula e os conhecimentos acadêmicos já formalizados e transmitidos.
A Pesquisa realizada tem grande importância, pois a partir dela podemos perceber essa integração entre conhecimento acadêmico e experiência em sala de aula, e nos leva a pensar sobre: Comofazer, Porque fazer e Saber fazer – que são os grandes questionamentos da classe de professores para atender seus anseios e também de seus alunos.
Foram entrevistados dezesseis professores sendo: oito que atuam nas series inicial do Ensino Fundamental e oito que atuam na Educação Infantil, dentre eles professores da rede particular e da rede pública. Com isso pudemos detectar seus problemas eanseios mais comuns e principalmente que, educando tanto de rede pública quanto da rede particular precisam realmente que os professores e especialistas renovem a cada dia sua prática, buscando atualizações para melhor atende-los. De outro lado pudemos perceber também que os pais abandonaram a educação de seus filhos deixando a responsabilidade somente para a escola, o que não acontecia nosprimórdios da educação - a família assumia toda a responsabilidade de educar seus filhos -, não havia um ambiente escolar e sim os professores que se deslocavam até as residências para ensinar a ler e escrever.
Todos os professores entrevistados citaram a importância dos cursos da formação continuada, pois vêm como um suporte, uma preparação a mais para estarem na sala de aula e a cada dia aprimorando aspróprias necessidades e as de seus alunos. Outro ponto muito importante que notamos é a Avaliação, o porquê avaliar, pois se teria então os pontos de defasagem para se trabalhar e sanar as dificuldades encontradas.
Convidamos a leitura deste, para conhecer melhor essa interação entre: Teoria e Prática no Perfil do Professor da atualidade.

1- PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ementrevistas realizadas com dezesseis professores do Ensino fundamental, sendo oito da Educação Infantil e oito das séries iniciais, foi possível constatar que cinqüenta por cento deles possui como formação inicial o curso de Magistério. Quando se tratou de curso de graduação, houve professores dos cursos de Normal Superior, Pedagogia completa e ainda em andamento. Além da graduação alguns ainda...
tracking img