Pesquisa e prática interdisciplinar - fanzine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO À DISTÂNCIA – ONTEM E HOJE

A Educação a Distância, ao mesmo tempo, cresce e se estabiliza no Brasil. Segundo o último Censo da Educação Superior do MEC,esta é a modalidade de ensino que mais cresce no país.
Nesta edição, o fanzine traz um pouco dos mitos e verdades vistos por aqueles que vêm como o modelo de educação àdistância – o EAD.

A idéia subjacente é a de que, com a educação feita na modalidade a distância, conseguir-se-ia ampliar a oferta de educação, de formaçãoprofissional, em menor tempo, com menor custo e ainda com maior eficiência.

Comecemos por examinar o primeiro modelo da educação à distância: uma modalidade de ensino maisbarata, vimos o Instituto Universal Brasileiro que foi fundado em 1941 e é um dos pioneiros no ensino a distância no Brasil. Com o tempo, veio a se tornar a maiorescola do gênero no país. Ele faz parte da primeira geração de ensino à distância, o ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso e distribuído pormeio de empresas de correio, modalidade na qual ele é destaque no Brasil.

Infelizmente, no Brasil, muitos ainda julgam a educação a distância um ensino de segundacategoria e prevalece um medo infundado de que a educação a distância possa ameaçar o ofício do professor, no desconhecimento de que em qualquer processo de educação àdistância bem planejado exige número apreciável de professores – no planejamento, elaboração de conteúdos, tutoria e avaliação.
Mostraremos aqui, um pouco do modeloatual do EAD – Unifacs, os seus mitos e verdades, e um pouco da nossa experiência.

A B D E F G H I J K L M N D C U E M O E D G T W Q O P EC V I N B H O U I H |
tracking img