Pesquisa e clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Clima Organizacional: O termo refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, aos aspectos da organização que provocam diferentes tipos de motivação em seus participantes.

Conceito de Cultura Organizacional: É o modelo pressuposto básico em que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa eintegração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz.

Como surge a Cultura Organizacional? A cultura se forma de maneira consensual, na medida em que os membros de um grupo encontram uma resposta adequada ao padrão do grupo as que pertencem, e em aceitando essa solução, passa não só a adotá-la, mas principalmente a difundi-la para os demais membros como padrão ideal.

Relação de Clima eCultura Organizacional: Não se pode cogitar na hipótese de que os elementos do clima não serão influenciados por aspectos da cultura. Pois as pessoas com suas vivências e experiências passadas, quanto à própria organização influenciam-se na construção do ambiente organizacional. O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura,na organização como um todo. O “clima é resultante da cultura das organizações; de seus aspectos positivos e negativos (conflitos)”. Portanto, o clima organizacional influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho.

Qual a importância do Clima e Cultura Organizacional para Gestão de Pessoas? Um dos desafios nagestão de pessoas é manter um ambiente de trabalho prazeroso, que permita o crescimento organizacional e o desenvolvimento do potencial intelectual das pessoas. A pesquisa de clima organizacional torna-se então indispensável como processo de avaliação da satisfação e bem estar dos funcionários, quando a empresa tem objetivo de alcançar o sucesso na Gestão de Pessoas. A importância da cultura deve-seao fator de constituir uma forte determinante da motivação na organização, e quando o foco é nas pessoas, é necessário verificar até que ponto as decisões de gestão têm em consideração o impacto nos membros.

O que é pesquisa de Clima organizacional e qual seu objetivo? É uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e planejamento estratégico de recursos Humanos. O objetivo dapesquisa de clima organizacional é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira, como as pessoas interagem uma com as outras. O resultado final da pesquisa deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.

Quais as medidas que as organizações estãobuscando para obterem vantagem competitiva por meio de pessoas e a relação destas com o clima e cultura?

Para obter vantagens as pessoas precisam estar em primeiro plano, as organizações terão que investir neste recurso, é necessário que as empresas considerem principalmente a importância dos seus ativos intangíveis, como capital intelectual e as competências profissionais de seus trabalhadores.O capital intelectual tornou-se chave para o sucesso organizacional. Os ativos intelectuais de uma corporação são geralmente três ou quatro vezes mais valiosos que os tangíveis que constam nos livros e diz que os passos para administrá-lo são:

- definir a importância do investimento intelectual para o desenvolvimento de novos produtos;
- avaliar a estratégia dos componentes e o ativo doconhecimento;
classificar o seu portfolio: o que você tem, o que você usa, onde eles estão alocados;
- classificar o seu portfolio: o que você tem, o que você usa, onde eles estão alocados;
- analisar e avaliar o valor do portfolio: quanto eles custam, o que pode ser feito para maximizar o valor deles, se deve mantê-los, vendê-los ou abandoná-los;
- maximizar o valor deles, se deve mantê-los,...
tracking img