Pesquisa a psicolinguistica contemporanea e a aprendizagem da leitura e da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RESENHA CRÍTICA

PAULO CÉSAR NASCIMENTO

MUDAR A AVALIAÇÃO, COM PARTICIPAÇÃO, CONHECIMENTO, RESPONSABILIDADE E ÉTICA

MUDAR A AVALIAÇÃO, COMPARTICIPAÇÃO, CONHECIMENTO, RESPONSABILIDADE E ÉTICA

CELSO VASCONCELLOS

Na entrevista o autor expõe como é a avaliação que acontece normalmente nas escolas. Uma avaliação excludente que provocaa não aprendizagem. Com isso, tem servido apenas para controlar e não superar as barreiras dos alunos. Então mudanças têm que acontecer com a participação, comprometimento dos alunos e dosprofessores.

Celso Vasconcellos fala sobre a avaliação que vem sendo feita nas escolas. E deixa claro a sua preocupação como ela vem ocupando tanto espaço no momento. Coloca isso porque acha que o maisimportante para a escola é o Projeto Político-Pedagógico. Mas com essa avaliação tradicional, autoritária feita somente para constatar sem intervir nas dificuldades dos alunos, e estes preocupados emapenas tirar nota, acaba comprometendo a concretização do projeto.
Então, é preciso perceber as várias relações que envolvem a prática da avaliação pra não prejudicar outras coisas, aprofundando acontradição ainda mais.
Para as mudanças acontecerem é preciso á participação dos alunos para que saibam qual a finalidade da mudança da avaliação. E, também do professor protagonista dessas mudançassair da condição de objeto a condição de sujeito sem exigir demais de si, num primeiro momento. Mas capaz de perceber as suas contradições e rever a sua prática.

Ao ler o texto percebi comoacontece a avaliação até os dias de hoje nas escolas em geral. Concordo com o autor ao falar da pressão que o professor passa para a mudança dessa avaliação, onde se veem perdendo a direção, eles sesentem sem autoridade, principalmente no sistema público. E, isso acontece porque as mudanças são impostas pelos mantenedores sem um debate acerca do assunto com todos os envolvidos no processo...