Pesquisa sobre o colegio gentil bittencourt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Colégio Gentil Bittencourt nasceu principalmente pela tentativa do 6º Bispo da diocese do Pará, Dom Frei Caetano Brandão em criar um estabelecimento que pudesse abrigar as meninas desamparadas dasociedade paraense. Entretanto, apenas em 10 de Junho de 1804 é que o 7º Bispo do Pará D. Manuel Almeida de Carvalho ao chegar de uma viagem do interior do Estado, trouxe algumas índias a fim deeducá-las, assim fundou o “Recolhimento das Educandas”, que funcionava na Rua do Açougue, que depois foi chamada de Rua da Indústria e que atualmente é a Rua Gaspar Viana.
Em 1851, o educandário mudou denome para “Colégio Nossa Senhora do Amparo,” que funcionava na Rua Santo Antônio, esquina com a travessa do mesmo nome, bem próximo ao Hospital da Ordem Terceira. Diversos problemas de infra-estruturacomo: pouco espaço e locais desprovidos de higiene atrapalhavam o desenvolvimento da instituição. As casas de aluguel a qual o abrigo se instalava, sempre tinham essas dificuldades. Apenas em 1893, foiautorizada a construção do atual prédio e em 1897, o Colégio passou a se chamar “Instituto Gentil Bittencourt” _em homenagem ao Dr. Gentil Augusto de Morais Bittencourt, primeiro provedor doinstituto (sem nenhuma remuneração) até a chegada das Irmãs Filhas de Sant’ Ana em 1905.
Em 1906 ocorreu a inauguração solene do prédio atual, pelo Dr. Augusto Montenegro _ Governador do Estado. O Institutoevolui bastante e esta situação perdurou por muito tempo, entretanto o Gentil sofreu um grande golpe financeiro, declinando consideravelmente, dificultando a manutenção do educandário _ no que dizrespeito a sua parte monetária. A esta altura, a situação do Estado em sua parte financeira era deficitária, o que se refletia em vários setores dependentes da administração do Estado. Em 1921, foicriado o pensionato. Em 1952, o Instituto passou a se chamar Colégio Gentil Bittencourt, devido à vigência dos Cursos que oferecia. De 1957 a 1958 o Governador do Estado visitou o estabelecimento e...
tracking img