Pesquisa sobre tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1 – Pesquisa sobre Tecnologia


Tecnologia – Conceito

O ser humano a cada época conceituou Tecnologia segundo seu entendimento de mundo e de sua própria existência. Termo polissêmico que em geral refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo ser humano com vistas à elaboração de ferramentas, máquinas, sistemas teóricos e dispositivos que o possibilita transformar o mundo queconhece ao mesmo tempo em que também é transformado por este processo.


Ciência, Engenharia e Tecnologia estão intimamente ligadas, muitas vezes não havendo clareza na distinção de cada área de conhecimento.

O sítio “Conceito.de” traz uma interessante definição de Tecnologia:




“O termo tecnologia, de origem grega, é formado por tekne (“arte, técnica ou ofício”) epor logos (“conjunto de saberes”). É utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. Convém destacarque, embora erradamente, é usada a palavra tecnologia como sinônimo de tecnologias da informação, que são aquelas que permitem o tratamento e a difusão de informação por meios artificiais e que incluem tudo o que esteja relacionado com os computadores.
Apesar de ser difícil estabelecer um mesmo esquema para as diferentes aplicações da tecnologia, pode-se dizer que a fabricação de um novoaparelho/dispositivo começa com a identificação de um problema prático a resolver. De seguida, são fixados os requisitos que deve cumprir a solução (materiais, custos, etc.) e o seu princípio de funcionamento. Por fim, procede-se à concepção do dito aparelho, à construção de um protótipo e ao próprio fabrico. A tecnologia abarca, portanto todo este processo, desde a idéia inicial à sua aplicaçãopropriamente dita.”[1]


Desta forma, para que se entenda a importância de tecnologia em nossas vidas humanas, entendo ser de máxima relevância que tenhamos clareza de nosso processo evolutivo.[2]


Tecnologia – Avanço


Assim também somos nós, em nossa época, agentes transformadores de tecnologia, ao passo que nos beneficiamos de seu uso e testemunhamos o processo evolutivo. Eao termos consciência disto, de certa forma, podemos alterar seu curso, no propósito de perpetuação da espécie humana e busca de nossos ideais de felicidade.


Sem dúvida, um dos avanços tecnológicos mais importantes da atualidade é a descoberta do Bóson de Higgs[3] (partícula subatômica, até então teórica, que se imagina ser a responsável de conferir massa a matéria) no CERN[4] (maiorlaboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça).


Tal como a Estação Espacial Internacional[5]. Ou o envio da sonda e Jipe-robô “Curiosity”[6] até o planeta Marte, que embora pareça a olhos desatentos ser um desperdício de recursos, pode há seu tempo trazer um avanço tecnológico inquestionável.


Ou outrasinvenções e descobertas, como o motor automotivo a ar comprimido, dessalinização de água do mar, impressoras 3D, ou novos métodos de processo de produção, de combinação de materiais e de obtenção de energia, tornar-se-ão tecnologias tão cotidianas como já testemunhado com o rádio, o telefone, aeronaves, embarcações, televisão, computadores, internet, enfim, uma infinidade de tecnologias que diretaou indiretamente nos afeta continuamente.[7]


Tecnologia – Conclusão


Todavia sabido e experimentado é que o fato de avançarmos em tecnologia não se traduz em avanço de toda a sociedade humana. Pois ainda somos reféns da ganância de empresas, governos e sociedades nacionais, que não sabem compartilhar conhecimento e recursos. O que invariavelmente resulta em desigualdade social,...
tracking img