Pesquisa sobre santoantonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santo Antônio de Jesus é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, segundo a contagem do IBGE, realizada no censo nacional de 2010, era de 90.949 habitantes. Tem importância como centro comercial e de serviços em todo o recôncavo, sendo assim considerada a "Capital do Recôncavo". Anualmente sedia movimentadas festas juninas, que atraem milhares de visitantes.

Segundo dados daSEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de 279,89 milhões e a estrutura setorial está distribuída da seguinte forma: 5,62% para agropecuária, 21,30% para indústria e 73,08% para serviços e comércio.

LOCALIZAÇÃO

Santo Antônio de Jesus, uma das mais importantes cidades do Recôncavo Baiano, está localizada às margens da BR-101, a 187 km (por via terrestre) e 90 km (via mar) de Salvador,capital da Bahia. Possui extensão territorial de 252Km² e população estimada em 100mil habitantes.
Área (Km²) Distância de Salvador (Km) Altitude (m) Latitude Longitude 252.9 185 200 12º58'0'' 39º16'0''
A cidade delimita-se pelos Municípios de Varzedo, Conceição do Almeida, Aratuípe, Laje, Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa, Elízio Medrado e São Miguel das Matas.
Fonte da Área: IBGE Fonte daDistância: DERBA

DESENVOLVIMENTO

Criada através de uma parceria entre Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio de Jesus (ACISAJ), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura, Sindicato do Comércio de Santo Antônio de Jesus (Sincomsaj), a Agência de Desenvolvimento visa fomentar e desenvolver a economia de Santo Antônio de Jesus. Acima de tudo, vem desenvolvendo ações para acabar com odesequilíbrio social, gerando novos empregos e renda.
Algumas ações importantes da Agência de Desenvolvimento:
Acompanhamento do Projeto Fênix, na implantação do Condomínio de Fogos Fênix (Cofênix) e reorganização de todo o setor com o desenvolvimento de 12 projetos técnicos no setor pirotécnico;
Participação em diversas feiras nacionais com o objetivo de atrair novos investimentos para omunicípio, a exemplo da Milkly Alimentos;
Apoio à Prefeitura, Sudic e a SICM em todos os projetos econômicos no município; Desenvolver novos projetos como adornos e mosaicos, beneficiamento da castanha, psicultura e indústria de móveis, entre outros.
SETOR SECUNDÁRIO – INDUSTRIAS

Situado num entroncamento rodoviário de grande importância, Santo Antonio de Jesus absorve o fluxo de rendas, mercadoriase de pessoas que por ele passam, induzindo uma certa industrialização doméstica, de pequeno porte e de pequena escala: Fabrica de doces e massas,sabões, óleos, móveis e outros tantos processadores de matérias primas destinados ao mercado local. Tal produção, entretanto, não tem porte, escala ou produtividade para propiciar a inserção da região numa divisão de trabalho mais ampla, extra local.Uma tentativa de reverter esse quadro foi a implantação do Distrito Industrial, que abrange uma área de 202.180 m2 , divididos em 40 lotes distribuídos em sete quadras. Projetado para instalar industria de pequeno e médio porte. O DI foi criado em função da necessidade de deslocar atividades industriais consideradas poluentes (como as torrefações de café e renovadoras de pneus) do centro da cidadepara fora do perímetro urbano.

ASPECTOS ECONOMICOS

As características especiais, locacionais e fisica de Santo Antônio de Jesus lhe atribuíram a condição de pólo comercial da região que centraliza cerca de 38 cidades, que se situam no raio de 100 km de distância, e totalizavam uma população de 732.784 habitantes (PORTO et alii, 1993).
A produção comercial de Santo Antônio de Jesus se dava deduas maneiras, absorvendo a produção dos municípios vizinhos e redistribuindo os produtos para outros estados e regiões. A economia municipal vivia, assim, do seu papel de pólo comercial, não sobrevivendo apenas com o comércio local. A sua possibilidade de desenvolvimento não acabava na própria cidade, seu dinamismo dependia da sua capacidade de manter e ampliar a polarização regional.
A...
tracking img