Pesquisa sobre dna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DNA
O DNA[->0] é um polímero[->1] de nucleotídeos unidos entre si por ligações fosfodiéster. As fitas complementares estão ligadas por ligações de hidrogênio[->2]. Nas células, cada cadeia está orientada em sentido contrário ao da outra (anti-paralelismo). Os nucleotídeos são compostos por açúcar (pentose[->3]), radicais fosfatos[->4] e bases nitrogenadas[->5]. As bases nitrogenadas são:
·Adenina[->6]
Guanina
Citosina
Timina
[->7][->8]
[->9][->10]Figura 3: Complementariedade das bases
Os nucleotídeos de uma cadeia da molécula de DNA podem interagir com os da cadeia complementar através de ligações de hidrogênio[->11] entre suas bases nitrogenadas, sendo que a Adenina[->12] se liga por meio de duas ligações de hidrogênio[->13] à Timina[->14], e a Citosina[->15] se ligaatravés de três ligações com a Guanina[->16]. Para mais detalhes, veja a figura 3 ou clique aqui[->17].
[editar] O DNA não se replica sozinho
Para que o processo de replicação se inicie, é necessária a atuação de uma enzima, a Helicase[->18]. A enzima liga-se à cadeia de DNA e desliza sobre esta, quebrando as ligações entre as duas cadeias de nucleótidos[->19] - ligações de hidrogênio[->20] - ficandoentão as duas cadeias de DNA separadas. Em seguida, os nucleotídeos livres existentes no núcleo ligam-se, por complementaridade de bases, à cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicação do DNA é o processo de auto-duplicação do material genético, mantendo o padrão de herança ao longo das gerações.
Cada cadeia do DNA é duplicada formando uma fita híbrida, isto é, acadeia velha pareia com a cadeia nova formando um novo DNA; de uma molécula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da molécula-mãe, por isso o nome semi-conservativa.
Ao mesmo tempo em que a helicase vai abrindo a molécula de DNA, outra enzima chamada polimerase liga um grupo de nucleotídeos que se pareiam com os nucleotídeos da molécula-mãe.
Além dacapacidade de duplicação, o DNA também é responsável pela síntese de outro ácido nucleico muito importante para a célula: o ácido ribonucleico ou RNA[->21]. Da mesma forma que o DNA, o RNA também é uma molécula grande, formada por várias partes menores chamadas nucleotídeos. Por isso diz-se que tanto DNA como RNA são polinucleotídeos.
A duplicação do DNA explica a grande semelhança existenteentra as várias gerações de uma determinada espécie,uma vez que o equipamento genético-representado basicamente pelo conjunto de moléculas de DNA que um organismo possui-mantém-se mais ou menos inalterado ao se transferir de pais para filhos. Lembrando que a duplicação acontece sempre antes da divisão da célula, é semiconservativa,e deve ser feita de maneira muito eficiente.
[editar] Etapas dapolimerização do DNA
A replicação inicia-se numa zona da cadeia denominada tripleto de iniciação. Neste local as helicases[->22] começam a abrir a cadeia para ambos os lados da origem quebrando as ligações de hidrogênio[->23] existentes entre as bases complementares e dando origem a uma bolha de replicação que é constituída por duas forquilhas de replicação. Em seguida liga-se às cadeias de DNA aenzima RNA primase que sintetiza um Primário (tinta)[->24], que consiste numa sequência de bases de RNA que iniciam a síntese, visto que a DNA polimerase III[->25] não tem a capacidade de o fazer pela ausência de grupos hidroxila -OH expostos. Após a síntese do Primário (tinta), a DNA polimerase III[->26] vai continuar o processo que ocorre no sentido da extremidade 5' para a extremidade 3' da novacadeia. Como a DNA polimerase vai atuar para ambos os lados da origem de replicação[->27], por cada cadeia simples de DNA existente, uma parte da nova cadeia será sintetizada na direção da replicação. Esta cadeia é sintetizada de modo contínuo e denomina-se cadeia contínua. Existe uma outra parte da cadeia em que a direção da replicação é contrária à direção da síntese, esta cadeia é sintetizada...
tracking img