Pesquisa sobre curativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA GRAVATAÍ
CURSO DE ENFERMAGEM

ESTUDO DE CASO: ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA A UM PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO (IAM).

PABLO AMARAL
ANA PAULA SARAÇOL

Gravataí
2012
Resumo: nossa pele é fundamental para o organismo, sendo ela constituída por uma complexa rede de estrutura de tecidos,vasos e terminações. É dividida em duas camadas, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa, e a derme é a camada mais profunda. Além de desempenhar funções como, impedir a perda excessiva de líquidos, manter a temperatura corporal, função metabólica (com a ajuda de luz solar sintetizar vitamina D), outra fundamental função da pele é a proteção, agindo como uma barreira contra microorganismos que possam nos causar algum malefício. Uma ferida é estabelecida por um rompimento de um tecido corpóreo, seja em pequena ou grande extensão, causado por um trauma físico, químico, mecânico ou ate mesmo desencadeado por uma manifestação clínica que irá acionar as defesas de nosso organismo. A terapêutica do curativo é referida como limpeza e proteção de lesões contra a atuação deagentes exteriores, sejam eles físicos, biológicos ou mecânicos e tem como objetivo de reduzir, minimizar e/ou prevenir a ferida de possíveis complicações. Concomitante à escolha e aplicação de um curativo, é imprescindível que o enfermeiro faça um julgamento completo da ferida, dos fatores locais e sistêmicos, do grau de contaminação, do modo como esta ferida foi produzida e a utilização correta datécnica a ser utilizada. Tais medidas tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização, reduzindo o tempo de exposição do organismo ao meio. OBJETIVO: avaliar o conhecimento dos estudantes de Enfermagem sobre avaliação de feridas e utilização de curativos. METODOLOGIA: este estudo quantitativo será desenvolvido com alunos do 7° semestre do Curso de Enfermagem da ULBRA Gravataí. A coleta serárealizada pelos pesquisadores, entre os meses de Maio e Junho de 2012, através de um questionário semi-estruturado, após aprovação do Comitê de ética e Pesquisa Interno da ULBRA Gravataí. Para análise dos dados será criado um banco de dados (planilha excel). Após aplicação do questionário, os dados serão lançados num banco de dados (planilha Excel) apresentando as frequências relativas e absolutasatravés de gráficos e tabelas. As variáveis categóricas serão descritas sob a forma de proporções e tabelas de frequências enquanto que as variáveis contínuas serão apresentadas sob a forma de médias e desvios-padrão. O estudo será desenvolvido com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a falta dos conhecimentos dos acadêmicos quanto as técnicas de curativos, podendo servir de instrumento paraestudos posteriores sobre o assunto.

Descritores: Estudantes de Enfermagem, Curativos, Enfermagem.

1. TEMA

O conhecimento das técnicas sobre curativos, adquiridas na formação acadêmica dos alunos Pré-formados da graduação de enfermagem da Ulbra Gravataí.

2. PROBLEMA

Qual o conhecimento dos acadêmicos do sétimo semestre do curso de enfermagem sobre as técnicas adequadas de curativos?

3.Hipótese

Supomos que poderá existir a falta de conhecimento sobre as técnicas de curativos por parte dos Pré-formandos de enfermagem, devido a inabilidade de unir a teoria com a prática.

4. OBJETIVO

Avaliar o conhecimento dos estudantes de Enfermagem sobre avaliação de feridas e utilização de curativos.

5. METODOLOGIA

O presente estudo terá como metodologia uma abordagem quantitativa,descritiva, transversal exploratório, a fim de, alcançar os objetivos propostos.
Segundo Politcheryl, Beckbernadette e Hungler (2004), o estudo descritivo transversal trata-se de estudar um fenômeno num determinado momento temporal, e entrevista individual, é uma técnica adequada quando pretendemos recolher a visão subjetiva e pessoal dos sujeitos..

4.1 Local de Estudo

O campo de estudo...
tracking img