Pesquisa referente as áreas contaminadas da região serrana de acordo com o relatório do Inea

815 palavras 4 páginas
Fundação Educacional Serra dos Órgãos – FESO
Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental

Estrela Ferreira de Lima e Jéssica Vidal Peixoto 9º período Biorremediação

Pesquisa Baseada no Relatório de Áreas Contaminadas do INEA da Região Serrana
O INEA disponibiliza no seu site a 1ª Edição do Cadastro de Áreas Contaminadas no Estado do Rio de Janeiro, realizada em 2013, que contava com 160 Áreas Contaminadas e Reabilitadas. Em 2014 foi realizada uma revisão do mesmo, sendo lançada a sua 2ª Edição, que conta com 270 áreas. Nas tabelas apresentadas estão destacadas as seguintes características de cada uma das áreas: número de processo no INEA; razão social; endereço; município; atividade; situação; uso atual; meio impactado (solo e/ou água subterrânea); contaminantes prioritários; presença de fase livre ou produto adsorvido no solo, situação de perigo iminente à saúde humana; medida de intervenção adotada; além da classificação da área conforme Resolução CONAMA n° 420/2009:
AI – Área Contaminada sob Investigação – área em que comprovadamente for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação.
ACI – Área Contaminada sob Intervenção – área em que for constatada a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana.
AMR – Área em Processo de Monitoramento para Reabilitação – área em que o risco for considerado tolerável, após a execução de avaliação de risco.
AR – Área Reabilitada para o Uso Declarado – área que, após período de monitoramento, definido pelo órgão ambiental competente, foi confirmada a eliminação do perigo ou a redução dos riscos a níveis toleráveis.

Nesta tabela estão descritas as áreas cadastradas referentes às atividades industriais,

Relacionados

  • QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PIABANHA
    14022 palavras | 57 páginas
  • TCC- ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PIABANHA
    14022 palavras | 57 páginas
  • a desigualdade entre generos
    46751 palavras | 188 páginas
  • ENTRE O PAPEL LEGAL E A PRÁTICA REAL: As Audiências Públicas Ambientais do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
    48429 palavras | 194 páginas