Pesquisa qualitativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – VRPPG
Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas - PPGA
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – VRPPG
Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas - PPGA

Texto 03 - A pesquisa qualitativa: relevância,história, aspectos e posturas teóricas
Luciana Freire de Lima Marinho

HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA
Período tradicional os pesquisadores qualitativos escreveram relatos colonialistas, objetivos, das experiências de campos que refletiam o paradigma dos cientistas positivistas, com a preocupação em oferecer interpretações válidas, confiáveis e objetivas em seus escritos (DEZIN&LINCOLN,2006, p. 26). O legado deste primeiro período começam no final do século XIX, quando o romance e as ciências sociais passaram se distinguir como sistemas isolados de discurso. No entanto, a escola de Chicago, com sua ênfase sobre a história de vida e o modo de abordar os materiais etnográficos retratando detalhes da vida real, procurou desenvolver uma metodologia interpretativa que mantivesse acentralidade da abordagem da história narrada. Esse fato levou à produção de textos que conferiam ao pesquisador no papel de autor o poder de representa a história do sujeito. Eles articularam uma versão do naturalismo literário feita pela ciência social, que muitas vezes produziu a agradável ilusão de encontrar soluções para problemas sociais. Essas histórias sociológicas, geralmente, tinham finaisfelizes ao acompanharem os indivíduos por meio de três estágios da narrativa da moralidade clássica: estar em um estado de graça, ser seduzido pelo mal e a ele sucumbir e, por fim, alcançar a redenção através do sofrimento (DEZIN&LINCOLN, 2006, p. 28).
A fase modernista baseia-se nos trabalhos canônicos do período tradicional. Ainda, são valorizados os realismo social o naturalismo e asetnografias que expões detalhes da vida real. Nesse período, muitos textos buscaram formalizar os métodos qualitativos. O etnógrafo moderno e observador participante sociológico fizeram experiências com rigoroso estudos qualitativos de importante processos sociais, incluindo o desvio e o controle social em sala de aula e na sociedade(DEZIN&LINCOLN, 2006, p. 28).
O terceiro estágio denominadoGêneros (estilos) Obscuro, os pesquisadores qualitativos já haviam esgotado a cota de paradigmas, métodos e estratégias a ser empregado em sua pesquisa. As teorias variavam do interacionismo simbólico ao construtivismo, passando pela investigação naturalista, o positivismo e o pós-positivismo, a fenomenologia, a etnometodologia, a teoria crítica, a teoria neomaxista, a semiótica, o estruturalismo, ofeminismo e diversos paradigmas raciais/étnicos.
CONCEITUAÇÃO DA PESQUISA QUALITATIVA
A pesquisa qualitativa na sociologia e na antropologia “nasceu de uma preocupação em entender o outro”, sendo, em si mesma, um campo de investigação. Entre eles, estão as tradições associadas ao fundacionalismo, ao pós-positivismo, ao pós-estruturalismo e às diversas perspectivas e/ou métodos de pesquisaqualitativa relacionados aos estudos culturais e interpretativos (DEZIN&LINCOLN, 2006).
Este tipo de pesquisa surge como um novo paradigma, o rompimento com o positivismo, o que vem gerando contradições e resistências quanto seu caráter científico. Denzin e Lincoln (2006) definem a pesquisa qualitativa como sendo um conjunto de práticas materiais e interpretativas, na qual localiza o observador domundo, transformando este mundo em uma série de representações, fruto de: notas de campos, entrevistas, conversas, fotografias, gravações e lembretes (DEZIN&LINCOLN, 2006). Permitindo que o pesquisador qualitativo assuma imagens múltiplas e marcadas pelo gênero: cientistas, naturalistas, pesquisador de campo, jornalista, crítico social, artistas, atuador, entre outros. Onde sua atuação está...
tracking img