Pesquisa publico alvo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise

Situação 1: 08/10/2012às21:05hrs.
Local: Papelaria- Em frente a Uninove.

Jovem, sexo feminino, acompanhada de um grupo, comprando cartolina, olhou para uma caixa de Bubbaloo tudo,caminhou até a caixa, pegou uma unidade de sabor melancia. Depois de pagar a compra, abriu, mordeu e depois dividiu com as amigas. Uma das meninas do grupo comentou de modo surpreendente que nunca tinhaprovado desse sabor. O restante do grupo comentou que já conhecia. Saíram.

Analise: Compradora divide com seu grupo que consome de imediato. Apensa uma das jovens não conhecia o sabor doapresentado. Produto consumido em regiões escolares, e em determinado de número de pessoas.

Produção Textual: Na situação relatada podemos observar a forte influência de um grupo de referênci, onde acompradora que experimentou o produto de imediato, em que não conhecia o sabor do produto passando a adotar características concretas do grupo de contato, onde o indivíduo tem contato direto e habitual,aprovando comportamentos dos outros integrantes e passa a adotá-los. Eliane Karsaklian, em seu livro “ O comportamento do consumidor “ 2ª edição, destaca a seguinte teoria sobre grupos de referência:”Entende-se por grupo de referência toda agregação de interação pessoal
que influencia as atitudes e comportamentos de um individuo.
É fundamental saber que o grupo influencia a concepção que oindividuo
tem de si mesmo, constituindo-se em seu ponto de referência.
A autora ainda em seu livro destaca a existência de dois tipos de grupos, sendo eles, os primários e os secundários, cada qual comsuas características e posições sociais diferentes, divididos entre atividades formais e informais, ela chega a explicar da seguinte forma:
“ O grupo primário caracteriza-se pela existência de laçosafetivos íntimos
e pessoais que unem seus membros. Em geral, é pequeno,
com comportamento interpessoal, informal, espontâneo e os fins comuns
não precisam, necessariamente, estar explícitos ou...
tracking img