Pesquisa parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parasitologia - aula 1
09.02.12

INTRODUÇÃO

Grupos de parasitas:
Protozoários: unicelulares (tem núcleo bem organizado, são eucariotos).
Locomovem-se através de flagelos, cílios, membrana ondulante, pseudópodes. Quando tem ausência de estrutura de locomoção, se move através de força externa (sangue, intestino), nomeia-se de deslocação passiva.
Alimentação: fagocitose e pinocitose.Alguns protozoários possuem uma reentrância na membrana (uma ‘boca’ na célula) chamada citóstoma.
Reprodução: sexuada (ou gametogonia) – forma um oocisto - e assexuada – tem divisão binária (uma célula vira duas idênticas), esquizogonia (uma célula dá origem à várias outras células), brotamento (às vezes mais de um broto, e cria-se uma vesícula na qual se joga organelas para clivar).Helmintos (nome técnico para vermes): tem desde alguns centímetros à metros (recorde 21m).
Existem três classes:

cestódeos: achatados dorso-ventralmente e alongados; são hermafroditas – se autofecundam e podem fazem fecundação cruzada/ quase todo cestódeo precisa de dois hospedeiros para sobreviver; um temporário e um definitivo/ grupo dos cestódeos é campeão em reprodução

nematódeos: cilíndricoe alongado. grupo mais numeroso. Parasitas têm sexo separado. Usar tiabendazol para matar bicho geográfico. Dentro dos nematódeos tem ascarídeos, ancilostomídeos e filarídeos. Immiticide* mata Dirofilaria immitis.
Diagnóstico direto: encontra microfilárias no sangue, ecocardiograma- dá imagem de fluxo sanguíneo, se encontrar um novelo tem filarídeos. Diagnóstico indireto: PCR e sorologias,procura anticorpos).

trematódeos (forma de folha vegetal – achatada e curta/ mais problemas com esse parasita na veterinária. Também são hermafroditas.
exceção: Schistosoma.

Artrópodes: ectoparasitas.

Nem todos protozoários, helmintos e artrópodes são parasitas.



PROTOZOÁRIOS:



Trypanosoma sp



Protozoário que causa a doença tripanossomíase

. 
na espécie humana échama de doença de Chagas


Nos equinos causa mal das cadeiras.
Trypanosoma equiperdum: transmitida sexualmente.
Trypanosoma equiperdum: infecção na vagina da fêmea equina, transmite para prepúcio do cavalo e vice-e-versa. Transmitida pela cópula.


CICLO:
Doença de Chagas é transmitida pelas fezes do barbeiro.

Tripanossomíase é transmitida por moscas que se alimentam de sangue.Inoculam com a saliva. Mosca chupa sangue de um animal infectado, e transmite no próximo.

Moscas que chupam sangue: Stomoxys calcitrans



(parece a mosca doméstica, mas é menor e chupa sangue). Seu nome popular é mosca dos estábulos. Importante na transmissão entre as vacas.

A mutuca também pode transmitir;



o protozoário é transmitido pela ferroada (transmissão mecânica),não necessariamente precisa de multiplicar no hospedeiro intermediário.
A mosca hematófago (que se alimenta de sangue) tem proteínas anticoagulantes na saliva que são utilizadas após perfurar a pele para se alimentar. Se infecta chupando o sangue, infecta inoculando saliva.
São considerados parasitas do sangue dos tecidos, local habitual de parasitismo.
Todos Trypanosomas precisam dehospedeiros: vertebrados e invertebrados. Ciclo acontece intercalando esses dois grupos de hospedeiros.
Ciclo de vida dos trypanosomas é indireto, ou ciclo heteroxênico (mais de um hospedeiro). Exceção: Trypanosoma equiperdum, que tem ciclo direto, ou ciclo monoxênico.

Locomoção: Possui membrana ondulante e flagelo.
Tem núcleo e cinetoplasto.
Forma circulante no sangue: tripomastigota. É a formatransmitida.


Forma dentro do tecido, dentro de uma célula (fora da corrente sanguínea): amastigota. 


Recolhe o flagelo, pois não tem para onde movimentar. Encontrado em tecidos sólidos (coração, esôfago...)

Reproduz-se por divisão binária em qualquer momento/fase de sua vida.

Dentro do mosquito/mosca os protozoários também se multiplicam e amadurecem, podem se transformar. É...
tracking img