Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TRABALHO HIPERBÁRICO Etimologicamente, hiperbárico é o termo composto pelos radicais hiper + baros. Hiper é um prefixo grego que indica excesso; baros, também oriundo do grego, indica pressão, peso ou densidade. Também relacionado com, produzindo, operando ou ocorrendo em pressões maiores que a pressão atmosférica normal.
• 2. De acordo com a Teoria Cinética dos Gases, a mudança em um dosfatores (volume, temperatura e pressão) resultará em alteração dos outros fatores. As leis dos gases envolvidas no mergulho são: Lei de Boyle– Descrita pelo Britânico Robert Boyle (1627-1691) que se destacou pelos seus trabalhos no âmbito da física e da química. “Se a temperatura permanece constante, o volume de um gás variará inversamente com a pressão absoluta” Lei de Charles – Também conhecidacomo lei de Gay-Lussac, é a lei dos gases perfeitos, afirma que: a uma pressão constante, o volume de uma quantidade constante de gás aumenta proporcionalmente com a temperatura. “A pressão absoluta e o volume de um gás variam, cada um, diretamente com sua temperatura absoluta”. Lei de Dalton – O químico e Físico Inglês John Dalton descreve que: “A pressão exercida por uma mistura de gases é igual àsoma das pressões parciais de cada gás na mistura”. Lei de Henry – Publicada em 1803 pelo químico Inglês William Henry, esta formulação equaciona a solubilidade dos gases em líquidos: “A quantidade de gás que dissolve num meio líquido, a uma determinada temperatura, é diretamente proporcional à pressão do gás sobre o líquido”.
• 3. EXISTEM DOIS TIPOS DE PRESSÕES ANORMAIS, CAUSADAS PELA VARIAÇÃODA PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO HIPERBÁRICA Quando o homem está sujeito a pressões maiores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem quando o colaborador está a trabalhar abaixo do nível da terra, exemplo: como em mergulhos, enfim quanto mais fundo.
• 4. PRESSÃO HIPOBÁRICA Quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem a elevadasaltitudes, exemplo: trabalhar em arranha-céus, enfim quanto mais alto.
• 5. TRATAMENTO DA SAÚDE Existe também a Pressão Hiperbárica para tratamento da saúde nomeada OXIGENOTERAPIAHIPERBÁRICA (OHB). MODELO DE CÂMARA HIPERBÁRICA, QUE PERMITE EQUILIBRAR A ADEQUAÇÃO DO CORPO HUMANO À PRESSÃO.
• 6. Aplicações: Indústria e construção Civil; Indústria Naval; Plataformas petrolíferas; Inspeções; Trabalhos emBarragens.
• 9. Trabalho hiperbárico é uma atividades de Risco Elevado Lei nº 102/2009 de 10-09-2009artigo 79.º - Atividades ou trabalhos de risco elevado O RISCO : Pressões Anormais - Trabalhos sob Condições Hiperbáricas (sob ar comprimido ou trabalhos submersos). A atmosfera contém habitualmente cerca de 20% de oxigénio, sendo que o organismo humano está adaptado para respirar o oxigénioatmosférico a uma pressão em torno de 160 mmhg ao nível do mar. A esta pressão, a molécula que transporta o oxigénio aos tecidos, a hemoglobina, encontra-se praticamente saturada (98%). Assim, à medida que aumenta a pressão, uma quantidade significativa de oxigénio não é consumida e entra em solução física no plasma sanguíneo. Se essa exposição se prolonga pode produzir, em longo prazo, uma intoxicação pelooxigénio.
• 10. Existem diversas patologias relacionadas diretamente com o trabalho em condições hiperbáricas, tais como: Barotraumas quando o indivíduo é submetido a uma diferença de pressão ambiente, os efeitos sensíveis ocorrem nas cavidades recheadas de ar, como os pulmões e os ouvidos. Ao submetermos o organismo a um ambiente pressurizado, a Lei de Boyle atrapalha (o volume de um gás éinversamente proporcional à pressão). Todo eu já experimentei alguns destes efeitos, como na descida de uma serra ou mergulhando numa piscina: a sensação de sentir os ouvidos "abafados" revela que a pressão está aumentando sobre nosso corpo.
• 11. Barotrauma de ouvido médio os ouvidos possuem uma região atrás do tímpano, chamada de ouvido médio, que está cheia de ar para funcionar como uma caixa...
tracking img