Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Entende-se por redes sociais os aplicativos que inter-ligam pessoas, propõem interação pessoal e empresarial e ainda formam laços virtuais de amizades ou negócios. Essas redes têm crescido consideravelmente nos últimos anos. São sinônimos de sociabilidade em um mundo em que são inegáveis as facilidades que a rede mundial de computadores proporciona. Nessas redes é possível reencontrar antigoscompanheiros sejam eles de escola, trabalho ou relacionamento conjugal; é possível formar novos laços de amizade, apenas virtuais ou que começam na virtualidade e passam a relacionamentos também presentes na realidade do dia-a-dia.

Diante desse fenômeno de marketing pessoal, no qual se pode vender a si própria da forma que julgar mais prudente ou necessária (afinal no ciberespaço tudo o que sediz ser pode não ser necessariamente o que se é de fato), as redes de sociabilidade criaram oportunidades únicas de realizações pessoais. Nesses sites de relacionamento é possível saber sobre a rotina de empresas, celebridades ou de pessoas comuns através do que elas publicam.

As empresas, no intuito de angariar cada vez mais popularidade, utilizam esse tipo de marketing a favor do seuempreendimento. Por ser um ambiente altamente procurado, visto e impactante, as empresas têm se dedicado a estes tipos de redes para venderem seus produtos. A propaganda gerada pelas redes sociais é bastante eficaz visto que um número cada vez maior de usuários utiliza esse tipo de serviço. As redes sociais chegam a ser mais eficaz quando o quesito é publicidade do que os próprios sites das empresas. Asredes ajudam a construir imagens positivas dos estabelecimentos e sustentam muitos empreendimentos, principalmente auxiliando os pequenos empresários, já que se trata de uma oportunidade gratuita de propaganda empresarial.

Nesses sites há também a possibilidade de se agregar as comunidades de mesmo interesse. Essas comunidades são amplamente visitadas. Nelas há a oportunidade de interagir com osusuários, futuros clientes, clientes já conquistados ou até mesmo demais empresas de mesma categoria. Ainda há também a possibilidade de se inserir a imagem da empresa em fotologs, blogs ou vídeologs, gerando ainda mais visibilidade ao empreendimento. Esse impacto é altamente positivo para a empresa. Pode inclusive evitar possíveis crises, já que se está sempre em contato com o público ebuscando, através dessas formas de interação, ampliar a lista de clientes ou simpatizantes da empresa.

Entretanto as empresas não utilizam só as redes sociais no intuito de ampliar seu cadastro de clientes, venderem seus produtos e fazer seu marketing. Muitas empresas usam também esses sites de relacionamento com o objetivo de conhecer mais seus funcionários a partir do que registram nessas redes. Oque não é muito positivo, pois dependendo do tipo de exposição que se faz ou do que se diz nessas redes, o empregador pode ver com outros olhos o seu empregado. É preciso ter cuidado ao se expor demais nessas redes sociais a fim de não causar equívocos. Esse é um dos lados negativos que o impacto das redes sociais pode causar nas empresas.

É possível concluir que a utilização desse novo tipo decomunicação pode gerar surpresas tanto positivas quanto negativas. É preciso se estar atento as novas tendências e as novas tecnologias para ampliar horizontes e para as empresas ampliar negócios.

Redes sociais como: Twitter, Facebook e Orkut não são apenas para aqueles que querem reecontrar amigos de infância, postar fotos ou bater papo.
Há quem diz que essas redes valem ouro e podemajudar e muito no crescimento das empresas.
Pesquisas realizadas com diversas empresas americanas, comprovam que as propagandas realizadas por empresas em redes sociais, têm gerado mais retorno financeiro, com melhores lucros e reconhecimento. Atualmente é difícil encontrar quem não tenha cadastro em uma rede social, assim as empresas que optam por utilizá-las têm mais oportunidades de divulgação...
tracking img