Pesquisa na escola - resumo

Centro de Avaliação, planejamento e Educação do Maranhão – CAPEM

Pós- graduação: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar

Disciplina: Metodologia da PesquisaResumo

Pesquisa na Escola

Antonio José Miranda Lima


























São Luis
2012




Percebe-se que o essencial do primeirotópico é a observação que o autor faz sobre a necessidade de orientação, pelo professor, da aprendizagem dos alunos em relação às pesquisas que solicita vez que, a ausência de orientação pode causarangústia e desespero nos alunos que têm informações apenas da data de entrega e o tema do trabalho. O autor enfatiza, também, o dever do professor de ensinar o aluno a aprender, dando a ele condições paradiscernir o que é útil dentre as informações às quais está diariamente exposto.

O ato de pesquisar consiste na busca do conhecimento a partir de fontes diversificadas, analisadas sob diferentesaspectos, tanto para aprender, quanto para ampliar o conhecimento. Diante disto, a pesquisa envolve procurar, diligentemente, respostas a questionamentos, corroborando, desta forma, para a elaboração doconhecimento.

É notório que o autor queira mostra que a pesquisa não deve ser tratada puramente na forma de passar o tópico, assunto ou item a ser pesquisado e jogá-lo em cima dos estudantes eesperar por resultados positivos nesta ação.


O papel do professor está além de somente escolher o tema a ser pesquisado, mas de orientar seus acadêmicos, para que saibam como ter um "olhar crítico",reconhecer e discernir os "caminhos e trilhas" que são verdadeiramente fontes de conhecimento. O educador deve ensinar os alunos na escolha das informações que são necessárias e cabíveis na pesquisa,saber quais as respostas a serem procuradas, pois o "labirinto" é complexo e cheio de "bombas". Se não bem orientados os estudantes não saberão como se portar ou agir em meio.

Para verificarmos...
tracking img