Pesquisa mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Mineral
2011/2

Professor: Flavio Costa de Cerqueira

INTRODUÇÃO
- Desde os primórdios: sílex na idade da pedra e concentrações metálicas posteriormente.

- Com o avanço doconhecimento sobre os diversos depósitos, as técnicas prospectivas se aprimoraram e constituiram esta disciplina da Geologia.

INTRODUÇÃO
O que pesquisar ? - Estudos de mercado:

Projeção de demandafutura para orientar quais as substâncias serão absorvidas pela industria e consumo seja em função de carência do bem ou novos empregos.

INTRODUÇÃO
Onde pesquisar ? Como pesquisar ?
ExploraçãoGeológica:

- Carater regional, reconhecimento de grandes áreas com objetivo de selecionar áreas para serem detalahadas posteriormente:
Mapas Geológicos, geoquímicos, metalogenéticos e geofísicos,imagens de satélite, de radar e aerofotos, etc.

INTRODUÇÃO
Prospecção em superfície: - Compreende os serviços para encontrar e caracterizar um depósito: Mapeamento Geológico de sub-detalhe (1:20000/1:25 000); amostragem de afloramentos; prospecção geoquímica, aluvionar, geofísica, abertura de cavas, poços, trincheiras e sondagens, rotativas diamantadas. - Estudos de pré-viabilidadetécnico-econômica.

INTRODUÇÃO
Avaliação dos Depósitos: - Levantamento geológico e topográfico detalhado (1:1 000), campanhas de sondagens e trabalhos mineiros (shafts, galerias e planos inclinados); - Oobjetivo é bloquear e delimitar as reservas, e determinar os teores de minério.

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA MINERAL E DE GEOLOGIA ECONÔMICA
- Jazida Mineral: acumulações minerais que podem serlavradas (explotadas) economicamente; - Ocorrência Mineral: acumulações minerais que NÃO podem ser lavradas (explotadas) econômicamente;

A explotabilidade esta relacionado a vários fatores: - teor dominério; - existência de métodos de beneficiamento apropriado; - distância jazida x centro consumidor; - custo da tonelado do minério;

O teor que irá permitir ou não a explotação do depósito é...
tracking img