Pesquisa_Linux

2761 palavras 12 páginas
Turma: MSI

Índice:
Quem é Linus Torvalds

O que é Linux
Como, e quando surgiu o Linux
Por que é um Software livre
O Tux (mascote do Linux)
Distro - Linux Mint

Linux Mint – Observações:
Instalação com Windows 7:

Biografia
Torvalds nasceu em Helsínquia, na Finlândia. Ele é filho dos jornalistas Anna e Nils Torvalds, e neto do poeta Ole Torvalds.
Ambos seus pais eram radicais do campus da Universidade de
Helsinque, na década de 1960. Sua família pertence à minoria de língua sueca (5,5% da população da Finlândia).

Torvalds frequentou a Universidade de Helsinki, entre 1988 e 1996, graduando-se com um mestrado em ciência da computação a partir do grupo de pesquisa NODES. Sua carreira acadêmica foi interrompida após seu primeiro ano de estudo, quando ele se juntou ao
Exército da Finlândia. No exército ocupa o posto de segundo tenente, com o papel de um oficial de cálculo balístico. Em 1990, ele retomou seus estudos universitários, e foi exposto a UNIX pela primeira vez, através de um computador DEC MICROVAX que rodava sistema ULTRIX. Sua tese de Mestrado em Ciências foi intitulada Linux: um sistema operacional portátil.

O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386. O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores. Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores dos mais diversos locais do mundo.
Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios "1997 Nokia Foundation Award'y" e
"Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures". No mesmo ano finaliza os estudos superiores (1988 - 1997) passou 10 anos como estudante e pesquisador na Universidade de
Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O.

Relacionados