pesquisa historica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Histórica

A pesquisa histórica tem como objetivo de análise, a compreensão dos fenômenos históricos através dos acontecimentos passados. Os modelos teóricos, filosóficos e metodológicos,que podem ser utilizados na atualidade na pesquisa histórica para análise, se fundamentam nas ciências sociais, na filosofia, na linguística e até na psicanálise, o que mais uma vez enfatiza, que suautilização como modelo de análise dos achados de pesquisa, deve ser escolhida a partir do conhecimento e aprofundamento prévio do pesquisador e das matrizes de conhecimento que o constituem. É um tipode pesquisa que investiga eventos que já tenham ocorridos, utilizando métodos descritivos e analíticos.
Histórico descritivo- mapear a experiência passada, localizar no tempo e espaço uma pessoa,uma tendência, um evento ou uma organização.
O investigador está propriamente interessado em preservar o registro de eventos e realizações passadas.
Histórico analítico- abordar o evento na tentativade encontrar informações sobre como o evento ocorreu, quem o provocou, porque foi provocado, quais as possíveis consequências atribuídas, entre outras.
O investigador está mais preocupado emdescobrir fatos que providenciarão maior compreensão e significância de eventos passados para explicar a situação presente ou estado atual do fenômeno estudado.
No século xx surgiram novas concepções doconhecimento histórico, refletindo-se em novos caminhos para a pesquisa histórica, através de múltiplas abordagens, problemas, objetos e fontes de pesquisa. Os autores dessas novas concepções, mesmo quenão comunguem de uma homogeneidade de ideias e posicionamentos perante a história, alinham-se a uma corrente historiográfica que passou a denominar-se Nova História. A nova história tem uma tradiçãoprópria, os primeiro historiadores são vistos responsáveis pela ampliação da noção de “fonte histórica”, pela valorização de uma “história estrutural” em oposição à “história factual”, por uma prática...
tracking img