PESQUISA GEM 2006– GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

Páginas: 11 (2676 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013




FACULDADES NDA/FACNET
2º SEMESTRE 2007
CURSO: ADMINISTRAÇÃO


DISCIPLINA: Gestão de Novos Negócios
PROFESSORA: Ana Emília de Andrade

AULA 2

PESQUISA GEM 2006– GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

A criação de negócios é uma das causas da prosperidade das nações. Com ela, inova-se, geram-se oportunidades, empregos e riquezas. A existência de indivíduos dispostos aos riscos deempreender é um dos pilares do desenvolvimento econômico. Captar, descrever e analisar o fenômeno do empreendedorismo é, portanto, fundamental para o desenho de ações de promoção do progresso e do bem-estar.
O GEM – Global Entrepreneurship Monitor – é uma pesquisa internacional liderada pela London Business School e o Babson College (EUA) cuja proposta é avaliar o empreendedorismo no mundo apartir de indicadores comparáveis. Desde 1999, quando realizou seu primeiro ciclo, até hoje, o estudo envolveu mais de 40 países de todos os continentes e dos mais variados graus de desenvolvimento econômico e social, tornando-se a investigação de maior escopo em sua área. Em 2006 a pesquisa foi realizada com 42 países.
O Brasil participa do GEM desde 2000. No ano de 2006, realizamos nosso sétimociclo ininterrupto de coleta e análise de dados. Durante estes anos, a investigação foi incrementada em seu alcance e nos métodos de coleta e análise de dados, consolidando-se como principal painel do empreendedorismo em nosso país e no mundo.
O GEM tem tido uma presença crescente no Brasil. Seus relatórios, sumários e estudos derivados contribuem para o estabelecimento de uma nova linguagem doempreendedorismo. Terminologias antes desconhecidas passam a fazer parte de uma espécie de senso comum do tema – pense-se, por exemplo, na difusão da expressão “empreendedorismo por necessidade”.
Atesta a consolidação da pesquisa no Brasil o alargamento da freqüência com que formuladores de políticas e tomadores de decisão, públicos e privados, colocam demandas à equipe no momento de agir em prol dodesenvolvimento dos negócios. Tal aumento de interesse também se verifica nos meios de comunicação e entre estudiosos do empreendedorismo.
Como toda obra científica, o GEM é alvo de melhorias. O ciclo de 2006 marca uma nova fase no GEM, com aperfeiçoamentos metodológicos, por iniciativa da coordenação internacional, mas também por meio de ações da equipe brasileira. O propósito dessesaperfeiçoamentos foi abranger, nas análises, períodos mais longos da vida dos negócios para além de seus estágios iniciais e perscrutar mais apuradamente seus atributos e diferenças.
O presente documento é um sumário executivo que resume os principais achados do GEM 2006. Ao longo do texto, são trazidas, além de considerações gerais acerca de como a pesquisa é realizada, as taxas de empreendedorismo, asmotivações para empreender no país e as características dos empreendedores e de seus negócios. Também são apresentados os resultados sobre a mentalidade empreendedora, das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores e das fontes das orientações que esses buscaram quando abriram seus negócios. Finalizam o trabalho sinalizações para formuladores de políticas.



Mais informações no sitewww.gembrasil.org.br


RELATÓRIO EXECUTIVO DA GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR – ANO 2006

1. CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS:

QUANTO AO ESTÁGIO DO NEGÓCIO:

Empreendedores Iniciais: são aqueles que têm até 42 meses de vida (3 anos e meio)

1. Nascentes: São aqueles que se encontram nas fases mais embrionárias, ou seja, aqueles à frente de negócios em implementação, os quais ainda buscam umespaço, realizam um plano de negócio, estudo de mercado, escolhem o setor e se já estiverem a frente do negócio, ainda o fazem em menos de três meses.
2. Novos: Já estão em funcionamento e estão ente três e quarenta e dois meses e já produziram remuneração.

Empreendedores Estabelecidos: aqueles que estão à frente de seus empreendimentos com mais de 42 meses de vida (mais de 3 anos e meio)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Global entrepreneurship monitor
  • Resenha texto “global entrepreneurship monitor"
  • Gem global
  • Pesquisa GEM
  • Pesquisa gem
  • Pesquisa gem 2010
  • Pesquisa gem 2011
  • Pesquisa Global Nova York

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!