Pesquisa em educação

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2011
Com base na leitura dos capítulos 1 e 2 da Unidade I de seu Caderno de Estudo e em pesquisas a serem realizadas nos textos da biblioteca da plataforma ou outros textos sobre o tema, elabore um texto dissertativo que aborde os seguintes aspectos:

A história da ciência e da pesquisa


As diferenças e similitudes da pesquisa qualitativa e quantitativa

As mudanças de paradigmas na ciênciaLembre-se de citar suas fontes de pesquisa e respeitar as normas acadêmicas no uso de textos de terceiros.

A história e os fundamentos da pesquisa
O conceito mais básico de conhecimento é que ele é a compreensão da realidade, ou seja, das idéias que construímos, é resultado da nossa relação com o mundo, mas esse termo, no campo filosófico, pode ser visto sob dois ângulos: como açãohumana sobre algo a ser conhecido e como bem da humanidade, construído individual e coletivamente. No primeiro sentido, “conhecer” é construir significados sobre algo que nos é apresentado, ou seja, podemos apenas perceber, tomar consciência do objeto apresentado. No segundo sentido, é um patrimônio da humanidade, formado pelos saberes humanos acumulados ao longo da História.
A história dopensamento humano começou a mudar com o surgimento da Filosofia, no século V a.C., na Grécia e durante muitos séculos após isso, na Idade Média, o pensamento humano ficou polarizado entre a razão e a fé.
Com o surgimento de novas formas de organização social nos séculos XIV e XV, cria-se uma crise social que culmina com a contestação das velhas tradições e o rompimento da ciência com a religião. ORenascentismo prega o antropocentrismo embora a crença em Deus permanecesse.
O desenvolvimento das tecnologias ocorrido com o declínio do Feudalismo e com o surgimento do Mercantilismo teve papel fundamental para a racionalização dos processos produtivos e o surgimento de uma nova forma de compreender a realidade.
Hoje, vemos que há quatro tipos de formas de conhecimento da realidade: ofilosófico, que pretende conhecer a essência de todas as coisas; o religioso, que explica os fenômenos naturais e sociais por meio da fé; o senso comum, que pretende resolver os problemas do cotidiano e a ciência, que pretende explicar os fenômenos naturais e sociais, a partir dos cinco sentidos, gerando conhecimento sistematizado, ou seja, organizado com base em experimentos, com comprovação.
No séculoXVIII, com o surgimento do pensamento científico cartesiano, aparecem as ciências sociais, tendo em vista a necessidade de se considerar não apenas os fenômenos naturais, mas também como os sociais de forma racional o que se tornou requisito fundamental para entender o formação da sociedade capitalista.
O conhecimento científico, ao contrário das outras formas de conhecimento, apresenta certascaracterísticas que o tornam diferenciado e digno de maior credibilidade para poder explicar os fenômenos naturais e sociais: racional, constituído de conceitos, juízos e raciocínios; transcendente aos fatos, conduz o conhecimento além de fatos observados; analítico, aborda o fato decompondo em partes; sistemático, constituído de um sistema de idéias; cumulativo, seu desenvolvimento é umaconsequência de contínua seleção de conhecimento; explicativo,tem como finalidade explicar os fatos em termos e leis a as leis em termos de princípios; preditivo, fundamenta-se em leis já estabelecidas.
As diferenças e similitudes da pesquisa qualitativa e quantitativa
Outro fator a ser considerado é a abordagem que se usa para compreender um determinado fenômeno: a abordagem quantitativa e a qualitativa.Se o objetivo é quantificar, gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística é aconselhável o uso de pesquisas quantitativas. Estas trabalham com uma amostra consideravelmente grande para apurar opiniões, atitudes e interesses compartilhados por uma determinada população e são representativas desse universo. Os dados são colhidos através de questionários com perguntas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa em Educação
  • O que é pesquisa em educação
  • Pesquisa em educação
  • Pesquisa em educação
  • pesquisa em educação
  • pesquisa em educação
  • Pesquisa em Educação
  • Pesquisa em Educação Matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!