Pesquisa em administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão teórica

Administração mercadológica

“Administração Mercadologia é o estudo do mercado e compreende o exame e conhecimento das condições e tendências do mercado para que, em conseqüência, se possa orientar com acerto a política comercial”

Marketing é um sistema integrado de atividades que tem por objetivo identificar oportunidades de mercado, criar e/ou adaptar produtos e serviçosaptos a satisfazerem essas oportunidades, encaminhando-os pelos canais mais adequados de forma lucrativa. Mercadologia é uma orientação da administração que visa proporcionar a satisfação, desejos, interesses do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo, como a solução para satisfazer os objetivos e as responsabilidades da organização.

Análise de mercado significa usarinformações do consumidor para estimar a dimensão e o caráter de um mercado. Isso é feito para determinar quantas transações estão sendo feitas no mercado agora e para estimar o comportamento daquele mercado futuro.

Pergunto-me: Administração Mercadológica é a mesma coisa que Marketing? A resposta é sim. Pois a administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar asestratégias organizacionais. Dessa forma, a administração mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços da forma que o mesmo deseja.

Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketingtenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra.

Para Philip Kotler, o marketing é um processo que leva às pessoas aquilo que elas precisam. Sendo assim, oprofissional de marketing tem que pesquisar, detectar, planejar e colocar à disposição do cliente, exatamente o produto que ele necessita.

A satisfação dos clientes é uma das principais formas das organizações conquistarem mercado, ocorrendo a partir da captação e relacionamento dos mesmos. O objetivo da pesquisa foi identificar o grau de satisfação dos clientes da Pollar Condicionadores de ar. Paradesenvolver a pesquisa foram utilizadas consultas bibliográficas e pesquisa de campo. A aplicação de 16 perguntas de um questionário ocorreu entre os dias 20 e 30 de setembro de 2012, com os clientes que demonstraram disponibilidade em responder o questionário. O resultado aponta para um bom índice de satisfação dos clientes, tendo como destaques a agilidade na resolução de problemas e a qualidadedos produtos e serviços inovadores oferecidos para seus consumidores.

Pois isso digo que é muito importante a satisfação do cliente pois ele e resultado do serviço que a empresa presta, então temos que principalmente qualificar o atendimento, ele é o vinculo direto da empresa com o cliente, é onde os dois se confrontam para satisfazer de um querer de ambas as partes; da empresa de vender oproduto ou serviço e do cliente de suprir sua necessidade com o produto ou serviço, e a percepção desta satisfação para os clientes e fundamental para o sucesso da empresa.

Peter e Churchil Jr (2000) definem que o conceito de marketing é maior que a venda e promoção, uma filosofia de administração total, que envolve todas as pessoas da organização, com o objetivo de compreender e assegurar asatisfação do consumidor.
No mesmo sentido, Kotler (1999), ressalta a amplitude do marketing quando relata:


O marketing tem por principal responsabilidade o alcance do crescimento em receitas lucrativas para a empresa Ele deve identificar avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer as estratégias para alcançar proeminência, senão domínio, nos mercados-alvo. (KOTLER, 1999,...
tracking img