Pesquisa documental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas
Documentary research: theoretical and methodological clues

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental. Ao fazermos essa exposição pública, por meio de ensaio bibliográfico, queremos provocar o debate sobre a utilização desse procedimento no cotidiano das pesquisasde estudantes, professores e pesquisadores. Primeiramente, conceituamos a pesquisa documental, apresentando as similaridades e diferenças entre esta e a pesquisa bibliográfica, para, em seguida, discutirmos o conceito de documento. Na seqüência, abordamos os critérios metodológicos de pré-análise do documento escrito e, por fim, apresentamos as etapas da análise documental.
Palavras-chave:Pesquisa documental; Metodologia; Documentos escritos.

Notas introdutórias
Ao conhecer, caracterizar, analisar e elaborar sínteses sobre um objeto depesquisa, o investigador dispõe atualmente de diversos instrumentos metodológicos. Sendo assim, o direcionamento do tipo de pesquisa que será empreendido dependerá de fatores como a natureza do objeto, o problema de pesquisa e a corrente de pensamentoque guia o pesquisador. Goldenberg (2002: 14) sintetiza esse pensamento: “o que determina como trabalhar é o problema que se quer trabalhar: só se escolhe o caminho quando se sabe aonde se quer chegar”.
1 Professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Doutorando em Educação
pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). E-mail: jacksonronie@ig.com.br.2Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) e bolsista CAPES. E-mail: cristovaoalmeida@gmail.com.
3 Mestrando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) e bolsista

Inúmeros são os autores que se dedicam às categorizações e classificações de tipologias de pesquisa. A literatura é vasta e rica. Nesse ensaio não é nossoobjetivo discorrer sobre os principais tipos de pesquisas utilizadas no campo das ciências sociais.
Faremos um recorte e aqui será destacada a pesquisa documental. Colocar em destaque apesquisa documental implicar trazer para a discussão uma metodologia que é “poucoexplorada não só na área da educação como em outras áreas das ciências sociais” (LÜDKEe ANDRÉ, 1986: 38).
O uso de documentos em pesquisadeve ser apreciado e valorizado. A riqueza de informações que deles podemos extrair e resgatar justifica o seu uso em várias áreas das Ciências Humanas e Sociais porque possibilita ampliar o entendimento de objetos cuja compreensão necessita de contextualização histórica e sociocultural. Por exemplo, na reconstrução de uma história vivida,
[...] o documento escrito constitui uma fonteextremamente preciosa para todo pesquisador nas ciências sociais. Ele é, evidentemente, insubstituível em qualquer reconstituição referente a um passado relativamente distante, pois não é raro que ele represente a quase totalidade dos vestígios da atividade humana em determinadas épocas. Além disso, muito freqüentemente, ele permanece como o único testemunho de atividades particulares ocorridas num passadorecente (CELLARD, 2008: 295).
Outra justificativa para o uso de documentos em pesquisa é que ele permite acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social. A análise documental favorece a observação do processo de maturação ou de evolução de indivíduos, grupos, conceitos, conhecimentos, comportamentos, mentalidades, práticas, entre outros. (CELLARD, 2008).
O que é a pesquisa documental? Oque é um documento? Como se constitui uma análise documental? Estes são os questionamentos centrais que conduzirão as nossas reflexões. Utilizando os princípios da pesquisa bibliográfica e tendo como material de apoio investigativo livros e artigos que enfocam o campo da pesquisa documental, pretendemos:
1. Conceituar e caracterizar a pesquisa documental;
2. Discutir o conceito de documento;...
tracking img