Pesquisa dirigida - senai cetem - prof. humberto lopes - linux x windows: características, diferenças e similaridades.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINUX X WINDOWS
Características, diferenças e similaridades










Izabella Karollina Duarte Moreira






Betim
2013
Izabella Karollina Duarte Moreira




LINUX X WINDOWS
Características, diferenças e similaridades



Pesquisa Dirigida apresentada à disciplina de Informática Básica do Sistema Nacional de Aprendizagem IndustrialCETEM Betim.


Orientador: HUMBERTO LOPES





Betim
2013

SUMÁRIO



1. RESUMO 04


2. DESENVOLVIMENTO 05
1. Características 05
1. Linux 05
2. Windows 06
2. Diferenças 07
3. Similaridades 09

3. CONCLUSÃO 10

4. REFERÊNCIAS 11


5. QUESTÕES 12
RESUMO


Linux xWindows. Dois Sistemas Operacionais rudemente distintos um do outro, qual ainda não se sabe ao certo o preferido entre a maioria, levando em conta que o segundo deles ainda é o mais usado pela falta de conhecimento do primeiro. O trabalho a seguir apresentará as principais características, diferenças e semelhanças entre os produtos, contendo as mais diversas opiniões encontradas. Boa leitura!Palavras-chave: Windows, Linux, Diferenças, Semelhanças, Similaridades, S.O, Sistemas Operacionais, Sistema Operacional, Linux x Windows, PC, Computador.
DESENVOLVIMENTO

Características

Linux

[pic]

➢ Gratuito;
➢ Código aberto (o usuário é livre para visualizar e modificar o código fonte);
➢ É imune à maioria dos vírus existentes, e os queexistem não causam danos cabíveis ao mesmo;
➢ Tem ótimo desempenho ao executar vários de programas simultaneamente;
➢ Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres);
➢ Modularização: O Linux somente carrega para a memória o que é usado durante o processamento, liberando totalmente a memória assim que o programa/dispositivo é finalizado;
➢ O Administrador temtotal controle sobre a máquina.

Windows

[pic]


➢ Pago;
➢ Tem ótimo desempenho ao executar vários de programas simultaneamente;
➢ Ampla área de softwares, malwares e aplicativos;
➢ Modularização;
➢ Layout simples e eficaz;
➢ Não possui o código fonte aberto.
Diferenças


Há quem diga que o Linux é mais seguro do que o Windows por ser um S.O quepossui o código fonte aberto, tendo assim codificações diferentes de pessoa para pessoa, o que evita o interesse à criação de vírus, visando que os criadores dos mesmos querem atender a uma grande maioria de vítimas ao mesmo tempo. Há também os que afirmam que, pelo Linux precisar da autorização do Administrador para tudo, os vírus são expulsos. Mas há também aqueles que acham que o Linux é maisseguro por não ser dominante no mercado dos Sistemas Operacionais.
Dentre milhares de pessoas que recomendam o Linux ao invés do Windows, é possível também encontrar as que pensam ao contrário. O argumento é o seguinte: “O Windows é mais seguro que o Linux, já que naquele o usuário não consegue apagar diretórios essenciais ao sistema, enquanto que neste isto é possível.” Para demonstrar, ele nosmostra que, após executar no Linux o comando “sudo rm -rf /”, o sistema simplesmente para de funcionar. Já no Windows o comando “deltree c:\windows” não afeta o sistema.
Há também os acomodados, cujos preferem o Windows ao Linux porque já estão acostumados ao sistema e preferem não mudar.
No Linux, a segurança é trabalhada de modo que o sistema se proteja contra ataques externos, já no Windows, osistema se protege contra o próprio usuário. Exemplo:
Suponhamos que você queria recuperar uma instalação do Windows XP. Você dá boot pelo CD de instalação do sistema e, para acessar o sistema que está no HD, deve digitar a senha de administrador. Caso não tenha sido você quem instalou S.O e você também não tenha a senha, não poderá acessar o seu próprio computador. No Linux não há este tipo de...
tracking img