Pesquisa de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU










Ananias Belo Freitag




Foz do Iguaçu – PR
Março, 2013


ANANIAS BELO FREITAG











A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU








Proposta de Pesquisa apresentada a disciplina de Pesquisa emEducação (TCC I) do Curso de Pedagogia, Licenciatura, ministrada pelo Professor Blasius Silvano Debald.




Foz do Iguaçu – PR
Março, 2013


A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU
Ananias Belo Freitag
Acadêmico do Curso de Pedagogia da Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA/PR.
Blasius Silvano Debald
Doutorando em Educação –UNISINOS/RS e Professor do Curso de Pedagogia – UNIAMÉRICA/PR.



1. PROBLEMA

A formação continuada é fundamental para a profissionalização dos professores que atuam nos Anos Inicias da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. Desta forma, a problemática que norteará a pesquisa parte da seguinte questão: - Em que condições os professores dos Anos Iniciais da rede municipal fazem sua formaçãocontinuada?
Além da questão central, outras temáticas fazem parte do problema como: Programas de Pós-graduação, recursos disponíveis para investir em formação e exigências do exercício da profissionalidade.


2. JUSTIFICATIVA

A formação continuada é uma discussão recente na área da educação, sendo que os primeiros estudos são realizados ao final da década de 80. É um marco para aprofissionalidade dos professores, além de ser uma exigência para a permanência e a melhoria da qualidade da ação pedagógica.
Para o curso de Pedagogia da Faculdade União das Américas é significativa a pesquisa, pois terá um acompanhamento sistemático dos egressos e a forma como estão inseridos no mundo do trabalho. Portanto, o estudo, de certa forma, é inovador na região, e auxiliará na compreensão douniverso profissional dos professores formados em Pedagogia.
A pesquisa tem sua relevância social, pois investiga a formação continuada dos professores, servindo para avaliar a formação recebida durante o curso e de que forma conseguem aplicar, na prática, os conhecimentos construídos durante o período de graduação. Auxiliará também para ter dados concretos sobre as condições de formaçãocontinuada dos profissionais em exercício da profissão, bem como se existem egressos que não conseguiram atuar na área de conhecimento na qual se formaram e os motivos que contribuíram para tal realidade.
É de suma importância o curso ter conhecimento sobre o processo de formação continuada, pois atualmente, as Instituições formam os profissionais, mas não existe nenhum acompanhamento nos primeirosanos de sua profissão. Este “abandono” faz com que muitos profissionais se desanimem e desistam de sua profissão. Outros acabam abrindo seu próprio negócio, mas pela inexperiência e pela falta de um suporte mais eficaz, não conseguem ter sucesso, optando pelo fechamento.


3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Averiguar em que condições os professores dos Anos Iniciais da rede municipal fazemsua formação continuada.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os programas de Pós-graduação, existentes na região, na área de Educação, como possibilidades de formação continuada.
Verificar o interesse dos professores de dos Anos Iniciais na formação continuada e se é considerada importante para a sua profissionalidade.




4. HIPÓTESE

As condições de formação continuada dosprofessores dos Anos Inicias da rede municipal de ensino, não são adequadas, pois a necessidade de inserção no mundo do trabalho força longas jornadas de trabalho, sem disponibilizar de tempo e recursos para dedicar-se ao aprofundamento em seus estudos.


5. REVISÃO PROVISÓRIA DE LITERATURA

As discussões que envolvem a formação docente no Brasil são recentes, se comparadas a outros países,...
tracking img