PESQUISA DE PODOBAROMETRIA E RESUMO DO ARTIGO 2

2735 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEVANGÉLICA
FISIOTERAPIA

PESQUISA REFERENTE AOS EXAMES DE EQUILÍBRIO

ALICE SHAIA DELMIRO DE SOUZA, CAMILA GOMES CHAVES, EDILSON FRANCISCO, FERNANDA GABRIELLY, RITA DE CASSIA DE ASSIS.

ANÁPOLIS
OUTUBRO 2014
Exames da integridade dos nervos cranianos

O posicionamento do indivíduo para a avaliação do nervo craniano varia de acordo com nervo a ser testado. A ação do examinador também deverá variar de acordo com o nervo a ser testado.
Nervo craniano I (olfatório): o examinador posiciona um objeto que possui odor forte e identificável bem abaixo da área nasal do individuo, na tentativa de avaliar a capacidade de perceber o odor. Uma capsula de amônia é tipicamente empregada para esse teste.
Nervo craniano II (óptico): o examinador pede para o individuo identificar objetos dentro do campo visual e esclarece o que é realmente visualizado por ele (por exemplo, letras do alfabeto, números, fotos de objetos, etc.).
Nervo craniano III (oculomotor): o examinador pede para o individuo levantar a pálpebra e da mesma forma levantar, abaixar e aduzir os olhos. O controle motor voluntários dos músculos elevadores das pálpebras; reto inferior, superior e medial e dos músculos oblíquos inferiores dos olhos é a função primaria do nervo oculomotor.
Nervo craniano IV (troclear): o examinador pede para o individuo levantar os olhos (olhar para cima). O nervo funciona primariamente no controle motor voluntario do músculo obliquo superior dos olhos.
Nervo craniano V (trigêmeo): a avaliação sensorial da integridade do nervo trigêmeo representa a capacidade do individuo para perceber o toque ao longo da pele da face. O examinador pede para o individuo realizar movimentos de elevação, protusão, retrusão, e desvio lateral da mandíbula para testar a função motora. A principal função do nervo trigêmeo é s sensação de tato e dor na pele facial, membrana mucosa do nariz, seios, boca e porção anterior da língua. Também age no controle

Relacionados

  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas